PIB da Indústria brasileira mostra alta entre 2019 e 2020

São Paulo 20/3/2020 –

O setor industrial brasileiro apresentou crescimento do PIB (Produto Interno Bruno) entre o final de 2019 e o começo deste ano, segundo dados liberados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) realizou as análises e concluiu que, na comparação entre 2018 e 2019, os componentes do setor industrial que registraram maior crescimento foram: indústria da construção (1%), indústria da transformação (1,1%) e indústrias extrativas (3,4%).

Indústria da construção civil teve maior destaque do setor

A Indústria da construção civil foi o verdadeiro destaque positivo do setor ao longo de 2019, já que gerou diversos empregos e registrou a primeira alta da Indústria depois da crise econômica. A alta se justifica, principalmente, pelo mercado imobiliário, ou seja, residencial e de edifícios.

As projeções da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam para o avanço do programa de concessões do Governo Federal. A partir disso, será possível que investidores da iniciativa privada também assumam determinados programas para retomar grandes obras de infraestrutura do País, elevando, ainda mais, a participação da construção civil.

De acordo com economista da CNI, “a retomada das obras de infraestrutura depende da continuidade do plano de concessões. Com o governo passando a bolsa para o setor privado, através da continuidade do plano de concessões, é possível que aumente, porque temos necessidade de investimento (…)”.

PIB apresentou sua primeira retomada já em agosto de 2019

Segundo o presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), o crescimento do PIB começou em agosto de 2019, ainda que o ano tenha começado com atividade econômica estagnada, mostrando que houve retomada econômica, com resultado de 1,1% (dentro das expectativas).

O presidente também acredita que o ano de 2020 fechará positivo, ainda que tenha algumas baixas por conta do coronavírus. Pelo que já foi apresentado de dados, as atividades de 2020 indicam que o processo de retomada continua consistente, e o PIB, provavelmente, fechará acima de 2,5%. Nesse momento, é preciso haver trabalho em conjunto entre o Governo Federal e as instituições públicas e privadas do setor industrial, visando diminuir quaisquer efeitos negativos do coronavírus e garantir a geração de empregos e crescimento econômico de que o País precisa.

Crescimento da indústria releva demanda por máquinas de usinagem

O consumo de máquinas de usinagem e outros equipamentos teve crescimento significativo em 2019, revelando que o crescimento da Indústria traz consigo uma demanda por máquinas de maior qualidade. De acordo com a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), no acumulado de 2019, o aumento foi de quase 16%.

O setor industrial está de olho no que há de melhor no mercado de máquinas de usinagem, e a Alltech é parceira desse novo momento do País, de crescimento e inovação. Na Alltech, indústrias dos mais diversos segmentos encontram máquinas e outros equipamentos de alta qualidade e tecnologia, além de contarem com todo suporte de profissionais no assunto.

É possível acessar o site para conhecer todos os grupos pertencentes à Alltech e ver como podem ajudar a fazer a Indústria brasileira prosperar.

Website: https://www.grupoalltech.com.br/