PIB do Agronegócio brasileiro pode crescer 1,4% até o final de 2019

São Paulo 20/12/2019 –

Nota-se uma animação no setor agropecuário neste ano com o crescimento superando a expectativa de 0,5% e chegando a 1,4% até o final de 2019.

O Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) acredita que, também para o ano de 2020, este valor possa ser revisto e a projeção, que já era positiva (3,2%), atinja a marca de 3,7%.

O presidente do IPEA disse que o PIB do Agronegócio é o responsável por um quinto do PIB nacional e que, neste ano, o setor irá novamente contribuir para elevar esse índice.

Analisando os resultados da economia como um todo é o agronegócio que se destaca frente aos demais setores da economia, apresentando percentuais que superam as expectativas. O IPEA aponta para uma alta de 1% no PIB nacional em 2019. Para o ano de 2020, espera-se um crescimento de 2,3%. O presidente do Instituto ressalta ainda que o Agronegócio é uma vocação do Brasil.

Apesar do Agronegócio apontar crescimento significativo, há de se analisar o que está se exportando e o impacto dessas exportações para o setor, o que gera impactos positivos em termos de Indústria.

Ao mesmo tempo que o mercado interno tem mostrado expansão com a produção de algodão, milho e ovos, ocorre o crescimento da exportação de grãos e de venda de carne bovina, suína e de frango, gerando um equilíbrio no Agronegócio.

Com novas tecnologias implantadas no agronegócio, já se percebe o crescimento da produtividade e nem sempre aumento de área plantada, reforçando que o Brasil está investido em capacitação de produtores rurais e em tecnologia.

Impactos positivos do ERP para o Agronegócio

A crise que assolou o Brasil nos últimos tempo afetou diversos segmentos, mas o Agronegócio é um dos setores que segue ocupando lugar de destaque na economia brasileira; seus resultados são sempre os melhores em todos os setores.

Todos os resultados positivos até o momento são exatamente por conta dos grandes avanços da tecnologia, como, por exemplo, o uso de novos maquinários, assim como técnicas de cultivos e a implantação de softwares de gestão, como o ERP, que tem contribuído para uma gestão mais ágil e eficaz.

Sendo assim, é de suma importância que as empresas de agronegócios tenham um acompanhamento mais preciso sobre cada setor, desde a administração, logística, estoque, produtividade, entre outros mais.

Todo esse controle é possível através do uso do sistema de gestão ERP, que conta com funcionalidades capazes de realizar a integração de diversos dados e processos em uma única plataforma, permitindo um setor mais produtivo, ágil e lucrativo, além de facilitar a comunicação entre si.

O ERP para Agronegócio atua de forma eficiente, favorecendo todos os processos de análise de vendas, agindo com mais eficácia e de modo positivo em todo o faturamento, aumentando a produção e ainda ajudando no controle de diversas atividades. Além de outras vantagens como:

• Redução de mão de obra;
• Diminuição de gastos desnecessários;
• Aumento na produtividade;
• Dados mais confiáveis para a tomada de decisão;
• Redução de trabalho;
• Eliminação de possíveis falhas;
• Resultados mais assertivos;
• Equipe mais focada.

Portanto, é de suma importância escolher sempre a solução mais adequada ao perfil do seu negócio. Sendo assim, é essencial implantar o ERP que melhor se adapte à realidade da sua empresa.

A Magistech é uma empresa especializada na implantação de sistema de gestão ERP, assim como o ERP para Agronegócio. A empresa tem como principal objetivo ofertar a todos os seus clientes as melhores soluções tecnológicas, todas produzidas com a mais alta tecnologia. E, dessa forma, manter sempre a boa parceria com todos eles.

Website: https://www.magistech.com.br