PISA para Escolas é tema de palestra em Brasília

12/2/2020 –

A partir de maio de 2020 as escolas brasileiras poderão participar do Pisa para Escolas – PISA-S, exame baseado no Programa Internacional de Avaliação para Estudantes – PISA. A adesão é voluntária e deve ser feita por meio do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal – SINEPE/DF, que promove palestra sobre o tema na próxima quinta-feira (13), às 17h, na sua sede, em Brasília. A avaliação permite que as escolas tenham um diagnóstico preciso sobre o desempenho dos alunos e possam compará-lo com o resultado de outros países.

A conquista do PISA-S é fruto do convênio firmado entre a Federação Nacional das Escolas Particulares – FENEP com a Fundação Cesgranrio, única instituição credenciada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE para aplicar o exame no Brasil.

A palestra sobre o PISA-S será ministrada pelo diretor da FENEP, professor Pedro Flexa Ribeiro. Para fazer a adesão, alguns requisitos são necessários, como: mínimo 42 alunos, com idade de 15 anos e computadores disponíveis para que todos realizem a prova. Cada escola participante, receberá um relatório detalhado e individual, ao qual terá total controle sobre seus resultados. Caberá ao gestor de cada estabelecimento discernir em que medida convém ou não os divulgar.

A avaliação já foi aplicada no Brasil, num projeto piloto, em 2017, com a participação de 46 escolas, sendo 13 particulares e 33 públicas. No mundo, o PISA já foi aplicado para mais 2,5 mil escolas de 11 países. Com questões de múltipla escolha e dissertativas, o exame avalia o conhecimento em Leitura, Matemática, Ciências e habilidades socioemocionais.

Com o PISA-S, o objetivo vai além de mensurar a média obtida em cada área avaliada porque tem a possibilidade de verificar o nível de proficiência que os alunos alcançam, dando um panorama dos processos educacionais e das políticas públicas empregadas. Outra possibilidade da instituição que aderir ao PISA-S terá é fazer ajustes pontuais para melhorar a qualidade da educação, de acordo o resultado de seus alunos.

Sobre o projeto – O PISA é uma avaliação que apoia os esforços de melhoria da escola participante com base nas matrizes e escalas do PISA, da OCDE. Os itens dos testes são desenvolvidos e calibrados de acordo com as escalas internacionais e estudos que apoiam o rigor e a validade dos resultados do PISA Mundial.
Sobre a parceria com o SINEPE/DF – O convênio foi firmado no dia 21 de outubro de 2019, entre a FENEP e Fundação Cesgranrio. As adesões são feitas por meio dos sindicatos estaduais/distrital.
Sobre Pedro Flexa Ribeiro – Graduado em Educação pela PUC/RJ, com Especialização em Psicopedagogia pela Escola Psicopedagógica de Buenos Aires e Mestrado em Avaliação pela Fundação Cesgranrio. É diretor do SINEPE/Rio e da FENEP.

Palestra sobre o Pisa-S
Data e horário: 13 de fevereiro de 2020 (quinta-feira), às 17h
Local: SINEPE/DF – SEPS 714/914, Ed. Porto Alegre, Salas 401/413 – Brasília/DF
Mais informações sobre o PISA: http://pisaparaescolas.cesgranrio.org.br/