Piscinão de Ramos: a única praia artificial com fundo de areia no mundo

Rio de Janeiro – RJ 22/9/2020 –

Considerado um dos destinos escolhidos para passar o fim de semana com a família e amigos, o Piscinão de Ramos já completa 19 anos de história. O projeto foi idealizado objetivando refrescar e entreter turistas e principalmente moradores da região do Complexo da Maré.

Para entender um pouco mais sobre o sucesso dessa lagoa artificial, é preciso conhecer a sua história. A necessidade da criação do Piscinão de Ramos surgiu com a deterioração da qualidade das águas da Baía da Guanabara. O despejo de dejetos e acúmulo de lixo acarretou na poluição da maioria das praias banhadas pela Baía, inclusive na Praia de Ramos.

A Praia de Ramos era um dos espaços de lazer favoritos da população dos bairros Ramos, Penha, Maré e Irajá. Mas, com as águas poluídas, os moradores da região ficaram carentes de espaços para descontração. Apesar disso, alguns frequentadores da Praia de Ramos chegavam a se arriscar nas águas poluídas.

Objetivando proteger a população e promover o lazer para os moradores, por volta dos anos 2000, diversas pesquisas foram realizadas para traçar possíveis estratégias de recuperação e despoluição dos canais de Ramos e dos Pescadores. Contudo, foi constatada a impossibilidade de revitalização da região, uma vez que a poluição tinha diversas origens.

Além disso, segundo o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o perímetro da Baía de Guanabara foi tombado. Sendo assim, a região não poderia sofrer modificações. Como alternativa, o governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou em dezembro de 2001 o Parque Ambiental da Praia de Ramos, apelidado de Piscinão de Ramos.

O projeto foi considerado inovador, sendo a primeira e única praia artificial com fundo de areia do mundo até hoje. O Piscinão de Ramos possui cerca de 26 mil metros quadrados e é preenchido com 30 milhões de litros de água do mar. Antes de abastecer a praia artificial, a água passa por um complexo sistema de tratamento, o que a torna uma das águas mais limpas do Rio de Janeiro.

O Piscinão fica localizado na faixa de areia da praia de Ramos, e, assim, os frequentadores podem curtir a orla marítima sem se preocuparem com a poluição. A água que abastece a praia artificial é salgada e tratada, tendo sua origem da própria Baía da Guanabara.

Os milhares de frequentadores da região estão seguros quanto à qualidade da água. Seu sistema de tratamento de fluxo contínuo é avançadíssimo.

O Piscinão de Ramos também possui um sistema de desinfecção em diversos pontos da lagoa artificial, possibilitando água limpa a serviço da população. A qualidade da água é monitorada e classificada como “excelente” na subdivisão própria para o banho.

A estrutura do espaço também foi pensada para atender, da melhor forma, quem visita o Piscinão de Ramos, sendo possível encontrar quadras de esportes, ciclovias, quiosques e banheiros públicos. O Piscinão de Ramos chega a receber 80 mil visitantes diariamente, sendo considerado a atração favorita dos moradores da Zona Norte do Rio.
Com tanto sucesso, o Piscinão de Ramos já foi tema de músicas e cenário de novelas. O grande sucesso da época “O dia está maravilhoso, eu vou vestir o meu calção, curtindo esse sol gostoso, eu vou lá pro Piscinão (…)”, lançado pelo compositor Dicró, teve como tema o Piscinão.
E para deixar o espaço ainda melhor, em 2020, o Piscinão de Ramos – que é a única praia artificial do mundo com fundo de areia – vai passar por um processo de revitalização. Nessa nova fase é esperado ainda mais grandiosidade para o projeto. Esse é um verdadeiro exemplo de sustentabilidade, além de um importante ponto turístico para a Baixada Fluminense.

Website: https://piscinaoderamos.com/

Web Site: