PIX: banco digital é aprovado em teste de performance do Banco Central

São Paulo 3/9/2020 –

A partir de 16 novembro entra em operação no país o PIX, sistema eletrônico do Banco Central que permite fazer e receber pagamentos ou transferências via QR Code em questão de alguns segundos, 24h por dia

A partir de 16 novembro entra em operação no país o PIX, sistema eletrônico do Banco Central que permite fazer e receber pagamentos ou transferências via QR Code em questão de alguns segundos, 24h por dia. Com o PIX, será possível realizar compras e pagar o lojista imediatamente pelo celular, via aplicativo da sua instituição bancária, sem precisar de dinheiro, cartão de crédito ou boleto.  

Os órgãos governamentais também vão aderir ao PIX, para que os cidadãos possam pagar serviços e tributos de forma prática e instantânea. A segurança dos procedimentos é garantida pelos protocolos de segurança cibernética e antifraude do Banco Central.  

De olho na implementação desta nova tecnologia, o BS2 é o primeiro banco aprovado nos testes de performance de liquidação do PIX. Esta etapa do teste consiste em liquidar (receber ou efetuar) uma ordem de pagamento em até 2,3 segundos. Mas a resposta da Plataforma do BS2 foi de apenas 242 milissegundos, ou seja, 10 vezes mais rápida que o padrão exigido pelo Bacen.  

As próximas etapas do processo serão o teste de funcionalidade do registro de chaves e a aprovação do novo projeto de aplicativo do BS2, que deve acontecer até o final de setembro. Segundo o Banco Central, o PIX entrará em operação em 16 de novembro, e o BS2 já trabalha desde o início do ano para ofertar essa tecnologia inovadora para seus clientes logo no primeiro dia.  

“O resultado do teste superou nossas expectativas. Isso mostra que todo o investimento que estamos fazendo em nossa Plataforma proprietária foi uma estratégia muito acertada. Estamos preparados para levar ao nosso cliente uma tecnologia moderna e eficiente”, diz Fernando Radunz, CIO do Banco BS2.   

Além de disponibilizar pagamentos instantâneos para a pessoa física e jurídica, o BS2 vai lançar em novembro a plataforma PIX as a Services by BS2, com foco nos participantes indiretos. A ideia é colocar no mercado uma robusta infraestrutura para fornecer, não apenas a conectividade com a rede do Bacen, mas também uma série de serviços agregados, como o antifraude do Banco. Atualmente, somente os participantes diretos homologados pelo sistema de pagamento instantâneo do BC podem oferecer essa solução.  

“O PIX é uma ferramenta democrática e, com certeza, vai impactar positivamente a sociedade e melhorar o ambiente de negócios no País. Por isso, nossa expectativa é que em cinco anos o sistema represente 15% de todas as transações do BS2”, finaliza Radunz. 

Website: https://www.bancobs2.com.br/

Web Site: