Planejamento tributário ajuda empresas a economizarem com impostos

Curitiba 24/1/2020 – Com um bom Planejamento Tributário, o empresário poderá praticar melhores preços e ser mais competitivo no mercado.

Já é consenso que a grande quantidade de contribuições obrigatórias no Brasil é um dos principais desafios para o crescimento dos negócios no país. Por isso, analisar as operações de cada empresa para que possa se enquadrar na menor tributação possível de acordo com a legislação é fundamental. Com um bom Planejamento Tributário, o empresário poderá praticar melhores preços e ser mais competitivo no mercado.

É o que afirma Patrícia Marques, gerente contábil da Escrilex Contabilidade, empresa com 37 anos de experiência em assessoria fiscal. A consultora explica que o planejamento reúne o maior número de informações possíveis: contábeis, fiscais e gerenciais com objetivo de buscar maneiras legais de redução da carga tributária, analisando os incentivos fiscais e as formas de tributação.

Uma análise minuciosa da situação da empresa e das normas aplicadas a cada negócio é o caminho. “Isso vale para empresas optante pelo Lucro Real, pelo Lucro Presumido ou Simples Nacional, e inclui tributos em todas as esferas estadual, municipal ou federal”, explica a gerente contábil.

Para isso, optar por uma empresa de contabilidade especializada em Planejamento Tributário é fundamental. “Quanto mais especializado, maior chance de promover, de fato, resultados na redução dos tributos pagos pelas empresas na forma de impostos, taxas e contribuições”, alerta Patrícia Marques.

Outro ponto a levar em consideração é o tipo de planejamento que se aplica a cada empresa. “Todos os segmentos podem usar este serviço, o que muda é a forma como será aplicado, que depende do porte e atividade da empresa. O planejamento pode ser feito antes, durante o processo de abertura da empresa ou depois que ela esteja funcionando, não importando o tempo de existência”, explica.

O diretor geral da Escrilex Contabilidade, Rivelino Taborda, também orienta que, verificar se a empresa está em dia com todos as obrigações, também faz parte da consultoria tributária, evitando multas e outras sanções. Mas o foco principal é encontrar maneiras de reduzir legalmente o montante de dinheiro pago em tributos. “Mais do que um direito, o Planejamento Tributário deve ser uma meta para todo empresário que deseja crescer, sem colocar em risco seu patrimônio e seu potencial competitivo dentro do seu mercado”, ressalta.

Website: http://www.escrilex.com.br

Web Site: