Planejamento tributário será fundamental para empresas em 2021

Campinas- SP 16/12/2020 – É hora de fazer o planejamento para 2021

Um ano repleto de incertezas para as empresas exige um posicionamento diferente dos gestores. A realização de um planejamento e criação de estratégias para começar 2021 com o pé direito é um divisor de águas para que o negócio consiga se adaptar às flutuações do mercado e os desafios que estão por vir.

O ano de 2020 foi repleto de desafios para as empresas do comércio, prestadoras de serviços e indústrias. A maioria delas precisou se reinventar para descobrir como efetuar mais vendas e atender um consumidor mais contido nos gastos.

Uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostrou que 32% da população brasileira economizou mais dinheiro com relação ao ano anterior, a razão disso é a pandemia.

Uma boa parcela das pessoas conclui que seria prudente ter cautela com as finanças, afinal, ainda existem muitas incertezas da duração da crise sanitária e o que ela pode trazer de consequências negativas.

Para os demais, o fato de não sair de casa gerou uma economia automática. Ou seja, diminuíram-se os gastos com restaurantes, cinema, shows, teatros e outras formas de entretenimento. Com isso, não foi necessário comprar roupas, calçados e contratar serviços de transporte.

Com essa baixa de consumo, as empresas tiveram quedas bruscas nas vendas.

Por isso, existe uma necessidade planejar os próximos passos para garantir um 2021 mais promissor, onde o negócio consiga obter mais lucratividade.

O planejamento tributário é fundamental

Realizar uma análise completa da empresa pode ser um divisor de águas para qualquer segmento. Para garantir maior eficácia, isso pode ser feito no final do ano, dessa forma, 2021 começa com mais direcionamento.

De acordo com Fabio Luiz di Favari – Contador e Fundador do Senhor Contábil, o planejamento tributário permite economizar impostos a longo prazo, pois tem como base a escolha de um regime de tributação que é mais vantajoso para o negócio.Obviamente que tudo isso é dentro da legalidade.

Nesse momento é importante consultar especialistas em contabilidade para realizar um planejamento bem elaborado. Dentro desse contexto é possível reaver os impostos quitados, e algumas vezes receber de volta os tributos pagos de forma indevida para a União, Município ou Distrito Federal.

Esse mecanismo é chamado de recuperação de crédito tributário, para fazer isso a contabilidade analisa o histórico da empresa e faz um planejamento tributário mais consistente para seguir em frente de forma mais organizada.

Criação de novas estratégias de negócios

Com empresas fechadas ou com capacidade de produção reduzida os empresários tiveram que adotar um novo jeito de trabalhar e encontrar meios diferenciados para impactar os clientes.

A implementação de estratégias online foi uma das alternativas mais viáveis para conseguir visibilidade do negócio. Com a pandemia, as empresas tiveram que marcar o seu território nas redes sociais e buscadores.

De acordo com Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação ( Cetic.br) mais de 78% das empresas brasileiras têm presença online nas redes sociais, 70% usam o comércio eletrônico para comprar e 57% para vender.

Diante do isolamento social, encontrar meios para vender deve ser uma prioridade para o negócio começar 2021 com o pé direito. É importante fazer projeções a curto e médio prazo para o próximo ano, pois o momento pós-pandemia ainda não está visível.

O foco deve ser a abertura de novas oportunidades, a antecipação de alguns cenários e a busca de decisões que minimizam os impactos negativos para o negócio.

Análise de parcerias e fornecedores

O empresário precisa garantir o melhor custo x benefício para o seu negócio, desta forma, é fundamental buscar opções no mercado que assegurem o mesmo nível de qualidade.

Existem empresas que podem optar pela variação de determinados itens, conforme a demanda do consumidor.

Iniciar 2021 com o pé direito exige planos de contingência para a continuidade dos negócios. Por isso, é importante buscar meios de reduzir os custos e aumentar a lucratividade, mas sem interferir na qualidade.

Ficar por dentro das novidades e atento às oportunidades

Para as empresas que já estavam familiarizadas com o mundo online a crise afetou os negócios em menores proporções do que aquelas que trabalhavam apenas com o modo físico. Afinal, muitos consumidores continuaram comprando pela internet.

Portanto, esse é um sinal de que esse pode ser o caminho para as empresas darem os próximos passos. Por meio de estratégias de SEO, mídias sociais e anúncios pagos o faturamento do negócio pode aumentar.

De acordo com o Compre&Confie, o e-commerce brasileiro cresceu 81% em Abril nesse ano de pandemia com relação ao ano anterior. Os artigos mais procurados foram brinquedos, bebidas, instrumentos musicais, eletrônicos, cama, mesa e banho.

Para os que já trabalham na internet, é preciso se adequar à LGPD, uma nova lei no comércio eletrônico brasileiro que obriga as empresas a informarem as condições de utilização de dados aos seu consumidores. Essa é uma novidade que precisa ser implementada, caso contrário, a empresa sofrerá sanções.

Outro ponto importante para iniciar 2021 bem é o uso do PIX.

O novo sistema do Banco Central permite enviar e receber dinheiro a qualquer hora do dia, feriados e finais de semana. Esse mecanismo tem potencial de melhorar o fluxo de caixa do negócio e ainda, oferecer um meio de pagamento mais vantajoso e rápido para os clientes.

Contar com ajuda de especialistas

Para iniciar 2021 com o pé direito toda a empresa precisa de um time preparado para ajudar na criação de estratégias.

O segredo de um negócio de sucesso é ter um bom time, gestores, parceiros e fornecedores confiáveis.

Para ser melhor direcionado com todas as novidades que estão surgindo, o escritório de contabilidade pode ajudar, pois existem mudanças na legislação a todo momento e diante de uma boa assessoria e planejamento, a empresa pode tomar outro rumo.

O objetivo é sempre proteger a empresa de multas e demais problemas que podem prejudicar o negócio bem como encontrar novos meios para retomar o crescimento.

 

 

Website: https://www.senhorcontabil.com.br/

Web Site: