Plástico reciclado pode ser tendência em carros de luxo

6/4/2020 –

Dentro da gestão de resíduos, a reutilização de materiais e componentes é fundamental para a diminuição dos impactos que o lixo causa no meio ambiente. Dar ao lixo descartado uma nova função é primordial para ter um planeta mais habitável para as próximas gerações.

Nesse sentido, surgem, a cada dia, ideias extraordinárias para a reutilização de plástico na produção de componentes de carros. Esse tipo de inovação pode resultar em novas maneiras de reinserir o plástico descartado no mercado, dando-lhe, assim, uma finalidade inaudita.

Mercado europeu desenvolveu projeto de Land Rover com componentes plásticos

O mercado europeu, mais recentemente, desenvolveu um projeto para o Jaguar Land Rover utilizando um tipo de plástico em uma das peças frontais. O modelo 100% elétrico será o primeiro a testar a utilização de material reciclado. A ideia é utilizar o plástico em larga escala nos veículos futuramente.

Além de ter um peso bem menor, o que diminui o consumo de combustível, tornando o modelo mais eficiente energeticamente e menos emissor de poluentes, o plástico também pode ser utilizado de diferentes formas dentro do design dos projetos, e a custos relativamente mais baixos.

Versatilidade do material atende mais demandas

De acordo com a gerência de Materiais de Performance da BASF, o plástico utilizado no projeto da Land Rover atende a todos os requisitos termomecânicos definidos pelas montadoras, além de resistência química e alta versatilidade para moldagem e possibilidades de design.

Atender aos mais criteriosos requisitos e dar à marca a possibilidade de trabalhar o design são os dois principais pontos que podem viabilizar a substituição dos metais utilizados hoje em carros, até mesmo dos dispositivos próximos ao motor, já que o plástico permite a produção de peças de formatos diferenciados em uma única etapa de moldagem.

Isso significa que o plástico reciclado pode compor diversas partes de um carro, seja interna ou externamente, e o plástico de engenharia é o mais demandado pelo setor. Hoje, as inúmeras possibilidades de utilização de plásticos de engenharia em carros de luxo incluem sistemas de arrefecimento, pedais, coletores de admissão, bombas de combustível, bandejas de óleo, painéis, entre outras peças.

Mais economia para as operadoras

Ao analisar o mercado de automóveis como um todo, a tendência de substituir metais (Metal Replacement) por plásticos acarreta em diversos ganhos para as montadoras, como: os de produtividade, em decorrência da possibilidade de formatos complexos já na primeira etapa de produção; os de eficiência energética, indicando que o custo-benefício de autopeças de plástico de engenharia deve ser levado em consideração; e os de massa.

Gestão de resíduos auxilia na redução do plástico

Empresas como Jaguar Land Rover buscam o uso de meios para reduzir os impactos do plástico no mundo e é uma ação que, sem dúvida, impacta positivamente nos danos causados pelo mal descarte do material.

No Brasil, a Sanepav partilha da mesma preocupação e auxilia empresas do setor público a realizarem a gestão de resíduos de forma realmente eficaz. Dentre os serviços prestados pela empresa que ajudam na diminuição do plástico no meio ambiente, é possível citar:

– Coleta seletiva:

A coleta seletiva consiste na separação e recolhimento de resíduos recicláveis para futura destinação adequada, buscando sempre a sustentabilidade em sua melhor forma.

– Descarte de lixo reciclável na SP&E

A Sanepav não é uma empresa de reciclagem propriamente dita, mas sim sócia da SP&E, centro e usina de reciclagem. Com apoio da SP&E, a Sanepav consegue transformar o plástico recolhido, reinserindo-o no mercado. A linha de equipamentos da usina de reciclagem conta com removedores de tampas e rótulos, esteiras de pré-seleção, moinhos, secadoras centrífugas, tanques de decantação e sistema de armazenamento moderno e organizado.

Pelo site, é possível conhecer todos os serviços oferecidos pela Sanepav.

Sanepav CPI | Por dentro da Sanepav

Website: https://sanepav.com.br/