Plataforma de integração híbrida de código aberto, cloud native, inova e agiliza aplicação de metodologias

São Paulo 23/3/2020 – WSO2 Enterprise Integrator 7.0 oferece abordagem revolucionária para fechar as lacunas de integração muitas vezes deixadas pelos ESBs tradicionais

A plataforma de integração híbrida de código aberto, cloud native, WSO2 Enterprise Integrator 7.0 foi desenvolvida para atender a demanda por integração de aplicativos que impulsionam os negócios digitais de hoje combinam dados, fluxo de eventos e serviços de dentro da organização, de ecossistemas e de dispositivos. Para isso, foi extensivamente rearquitetado para os novos requisitos do desenvolvimento de software.

“O WSO2 Enterprise Integrator 7.0, a primeira plataforma a alavancar a linguagem Ballerina, oferece abordagem revolucionária para fechar as lacunas de integração muitas vezes deixadas pelos ESBs tradicionais no suporte ao desenvolvimento moderno de aplicativos cloud native”, afirma Paul Fremantle, CTO e cofundador da WSO2. “Conectando serviços, eventos ou dados, os desenvolvedores agora têm a flexibilidade de configurar ou codificar integrações em seus trabalhos; adotar abordagens ágeis para integração; e começar a mesclar os mundos de desenvolvimento, integração e DevOps”, resume.

Sendo assim, com o WSO2 Enterprise Integrator 7.0, as equipes de desenvolvimento e integração de aplicações corporativas agora têm a funcionalidade em uma única plataforma de integração híbrida para ajudá-los a adotar as melhores práticas emergentes para o fornecimento de aplicativos nativos da nuvem modernos e distribuídos.

“Esta é a única solução que oferece variedade de abordagens para integração orientada por código ou por configuração gráfica para microsserviços descentralizados, nativos da nuvem ou arquiteturas Enterprise Service Bus (ESB) centralizadas. A plataforma é a primeira a usar uma abordagem orientada por código para integração através da linguagem de programação Ballerina 1.0, permitindo que os desenvolvedores apliquem metodologias ágeis à integração pela primeira vez!”, informa Rodrigo Mota, gerente de canais Latam da WSO2.

Como lembra Mota, devido às suas características, o WSO2 Enterprise Integrator 7.0 atende o que está previsto no relatório do Gartner intitulado Habilidades Essenciais para Arquitetura de Integração Moderna: O uso de equipes especializadas na entrega de integração centralizada, que constroem fluxos em um ESB, é insuficiente quando confrontadas com análises de streaming, ambientes de nuvem híbrida, software como serviço (SaaS), arquitetura ágil e automação de processos. As plataformas em nuvem, arquitetura moderna de aplicações e novas técnicas de processamento de dados, exigem a criação de mais fluxos de integração em menos tempo. Para conseguir isso, os profissionais técnicos de aplicações devem aprender as habilidades de integração ágil, de nuvem e de API identificadas nesta pesquisa.

Entre os principais componentes do WSO2 Enterprise Integrator 7.0, além do novo Ballerina Integrator, estão microintegrador rearquitetado, um mecanismo para integração de ESB centralizado, cloud native e/ou para integração de microsserviços, com um design fluido no estilo “drag-and-drop”; novo streaming integrator, que integra sistemas controlados por eventos e mediar fluxos de eventos; novo suporte nativo ao Kubernetes, que possibilita implantações cloud native usando qualquer sistema de tempo de execução.

O WSO2 Enterprise Integrator 7.0 também favorece análise e observação aprimoradas por meio de suporte aos principais pacotes de análise de terceiros, como Prometheus, Grafana e ELK Stack; oferece opções aprimoradas de ferramentas para integração baseada em código ou em “drag-and-drop” baseada em configuração; e faz a integração cloud native para aplicativos modernos, pois a versão 7.0 oferece três tempos de execução cloud native para suportar as principais formas de integração necessárias na criação dos aplicativos que alimentam os negócios digitais.

E mais: o WSO2 Enterprise Integrator 7.0 possui recursos novos e aprimorados para gerenciar integrações, a exemplo de recursos de observabilidade prontos para o uso, para coletar métricas, além de registrar, rastrear e visualizar mensagens. Estes são fornecidos através de várias ferramentas, incluindo ELK, Prometheus, Grafana e Jaeger.

Essas funcionalidades levam em consideração – garante Mota – o fato de “a maioria das organizações de TI já possuir soluções preferidas para análise e gerenciamento de processos de negócios (BPM, na sigla em inglês). Portanto, o WSO2 Enterprise Integrator 7.0 foi aprimorado para oferecer suporte ao uso de aplicativos de terceiros, como Prometheus, Grafana e ELK para análise, e Camuda para BPM. Além disso, os clientes existentes podem usar as versões mais recentes dos componentes Integration Analytics e WSO2 Business Process Server, do WSO2 Enterprise Server 6.X, para os quais a WSO2 continuará a oferecer suporte e atualização”.

Mais informações em https://wso2.com/integration/.

Sobre a WSO2 – WSO2 é a maior plataforma de integração open source do mundo e vem ajudando várias organizações digitais a darem o próximo passo para a integração ágil. A plataforma abrangente de código aberto e a metodologia de transformação ágil são diferenciais atrativos aos clientes. A solução híbrida da WSO2 permite desenvolver, reutilizar, executar e administrar integrações, oferecendo solução sem lockin que pode ser executada on-premises ou na nuvem. Hoje, 100 das marcas líderes e mais de 1.000 projetos globais utilizam tecnologias WSO2 na execução de 5 bilhões de transações anuais.

Website: http://www.wso2.com