Poder de compra dos consumidores 60+ deve crescer nos próximos anos

18/12/2019 –

De acordo com o relatório mundial “Consumer Generations”, divulgado pela Tetra Pak, a expectativa é que as pessoas com idade a partir de 60 anos sejam responsáveis por 16% da renda total do Brasil nos próximos três anos. No mundo, o poder de compra desses consumidores deve superar R$ 30 trilhões em 2020.

Outro estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) aponta dados ainda mais específicos para o Brasil. Por exemplo, entre 2005 e 2015, a proporção de pessoas nessa faixa etária cresceu em velocidade superior à média mundial. A projeção é de que em 20 anos seremos um país com 40% da população na terceira idade,  ou seja, 89 milhões de consumidores brasileiros terão mais de 60 anos.

Onde a terceira idade mais gasta seu dinheiro

Quanto a segmentos, idosos costumam investir muito em produtos de beleza, em cuidados com a saúde e na prática de exercícios físicos. Aproveitam a flexibilidade da renda para fazer refeições fora do lar, comprar presentes e programar viagens. Estes gastos giram em torno de R$ 577,00 ao mês, mas 21% dos que responderam à pesquisa da SBVC, gastam mais de R$ 1.000. Isso indica que os consumidores brasileiros acima dos 60 viverão mais e melhor.

Apesar do investimento crescente nos itens acima, o maior gasto ainda está na compra de mantimentos. Em torno de R$ 892,00 mensais, segundo a pesquisa. O que indica que além de prospecção deste tipo de cliente, deve-se focar na retenção do mesmo, visto que 62% dos entrevistados tendem a fazer suas compras de mantimentos sempre no mesmo local.

Como os clientes com mais de 60 desejam ser atendidos

Atualmente, os principais motivos pelos quais idosos deixam de frequentar um comércio são o mau atendimento, as filas e as lojas muito cheias; os mesmos motivos apontados pela maioria dos consumidores independentemente da faixa etária. Mas outro dado importante é que eles procuram por qualidade e não por preço. Não adianta fazer uma super liquidação se o produto não for de boa qualidade ou se os vendedores não conseguirem tirar todas as suas dúvidas antes da compra.

Além disso, o consumidor com mais de sessenta anos quer ser tratado com seriedade e ter sua lucidez e seu poder de decisão reconhecidos e respeitados. Das pessoas entrevistadas no estudo da SBVC, 86,4% afirmam que são os únicos responsáveis pelas suas decisões de compra e controle financeiro em suas casas.

Como aproveitar o potencial de compra da faixa etária dos 60+

Para não perder a oportunidade de atrair essa faixa de consumidores fiéis, deve-se focar em atendimento prestativo e atencioso, e sobretudo, na diminuição das filas. Mas além de funcionários bem treinados, um comércio sem filas depende de um sistema de vendas ágil e eficiente.

Investir na automação dos processos da jornada de vendas traz segurança e rapidez para o varejo, assim como proporciona conforto e confiança para os clientes. Simplificando processos complexos, como produção de relatórios, ou demorados, como cadastro de produtos e cadastro de clientes, o comerciante pode se dedicar a oferecer um atendimento acolhedor e personalizado, sem se preocupar com filas ou embargos.

Outra dica simples, mas que pode minimizar o desconforto dos idosos, é colocar os preços em letras maiores e mais visíveis nas etiquetas de produtos e prateleiras. Além de potencializar o autoatendimento, é uma prática que fideliza.

Considere o Programa NEX

Com um sistema integrado de controle de vendas e controle de estoque, o Programa NEX simplifica a gestão de comércios com controle de clientes, fornecedores e produtos. Também permite consultas remotas, e em tempo real, da movimentação do estabelecimento.

O NEX não precisa de Internet para realizar todas as operações básicas do sistema, desta forma a loja não deixa de funcionar se a Internet estiver instável. Acessível, o software oferece diversos planos a custos baixos para atender à necessidade de recursos avançados, além de uma versão gratuita, com recursos básicos.

O Programa NEX é um produto da NEXTAR, empresa de Santa Catarina, com mais de 50 mil clientes espalhados pelo mundo. Atuando desde 2011, lançou recentemente um novo produto, o Kyte, cujo diferencial é transformar o celular em sistema completo de vendas.

Website: http://programanex.com.br