Polo multissetorial de serviços vai mudar a cara do Bairro do Recife

Recife, Pernambuco 23/12/2019 – Obras vão manter as características originais do antigo Moinho Recife, que vai se transformar no Moinho Recife Busines & Life, unindo tradição e tecnologia

O Bairro do Recife, uma das mais belas paisagens de Pernambuco, com história, cultura e modernidade, vai ganhar um polo multissetorial de serviços que promete valorizar ainda mais a região. Nessa área nobre, o Moinho Recife Busines & Life vai contemplar serviços, trabalho, moradia, hospedagem e entretenimento, e pretende ser uma ponte entre o passado e o futuro. O projeto será implantado no Moinho Recife, desativado desde 2009, recuperando e preservando as características originais do prédio. O investimento total será de R$ 80 milhões.

Encampado pela empresa Revitalis – formada pelo Grupo Moura e membros das famílias Tavares de Melo e Petribu – , que adquiriu o Moinho Recife em 2016, o projeto prevê a recuperação total da estrutura do antigo moinho, uma área de quase 53 mil metros quadrados. Algumas de suas peças e equipamentos serão reutilizados, como os antigos moinhos, que vão virar luminárias.

Os imóveis que antes processavam toneladas de trigo irão abrigar espaços de trabalho com um pool de serviços à disposição, além de um mall com lojas, cobertura com praça elevada, mirante e telhado verde. Na segunda etapa, abrigará também apartamentos residenciais e um hotel. Pensando na mobilidade e na sustentabilidade, aportará ainda estacionamento com vagas rotativas, bicicletário, sistemas de baixo consumo de energia, central de ar condicionado, reaproveitamento de água, telhado verde, jardins verticais e paisagismo integrado com a rua.

O projeto arquitetônico é de Bruno Ferraz e Roberto Montezuma e segue o conceito retrofit, baseado na modernização de áreas antigas com a preservação de características da construção original. “Foi um grande desafio, pela escala urbana e pela dimensão histórica do projeto. O espaço vai passar por uma ressignificação, mas vai continuar com a mesma imagem. Deixamos uma estrutura flexível, para vários tipos de usos. E o empreendimento dialoga com o entorno, com espaços abertos e ruas integradas”, diz Bruno Ferraz.

A expectativa é que quando o complexo multiuso estiver concluído gere cerca de 2,4 mil empregos. Durante a construção, esse número deve ficar entre 800 e mil empregos diretos e indiretos. A primeira etapa do projeto será a construção dos espaços corporativos e do estacionamento e deve ficar pronta no final de 2021. “Idealizamos um projeto que prevê a criação de um polo multissetorial de serviços. Nossa cidade carece de espaços diferenciados, com apelo arquitetônico priorizando a convivência entre pessoas, aliados ao uso de tecnologia e pensado para ser um novo destino, não só para o Bairro do Recife, mas para a cidade”, destaca Victor Tavares de Melo, sócio e membro do comitê executivo da Revitalis.

O Moinho Recife Busines & Life está na área de abrangência do Porto Digital que conta com incentivos fiscais, cerca de 9.500 colaboradores, e 318 empresas, sendo 288 regionais, 19 nacionais e 11 internacionais. Na mesma área também estão a Prefeitura do Recife, Terminal Marítimo, C.E.S.A.R, Paço do Frevo, Museu Cais do Sertão, Polícia Federal, Refeita Federal, TRT e TRF, além da comunidade do Pilar, onde a empresa já atua com ações de integração social. “O projeto abre imensas possibilidades para as empresas que planejam seu crescimento no bairro. É motivo de muito entusiasmo para nós contribuir para enriquecer ainda mais esse espaço histórico”, acrescenta Renata Moura, também membro do comitê e sócia da Revitalis.

O Moinho Recife foi construído em 1914 e inaugurado apenas em 1919. A empresa funcionou na área central da cidade até 2009, quando as instalações foram transferidas para o Porto de Suape. O espaço deu lugar a uma central de distribuição, fechada em 2015. No ano seguinte, o prédio foi arrematado pela empresa Revitalis, em um leilão privado.

Website: http://www.acaiconcept.combr

Web Site: