Por meio do esporte, campanhas sociais conseguem impactar a população

26/11/2019 –

Um dos grandes desafios de uma ação social é conseguir mobilizar a população em torno de um bem comum e motivá-la a tomar iniciativas para isso. Campanhas de marketing, divulgação em redes sociais e anúncios em meios de comunicação são alguns exemplos do que as organizações realizam. A fim de impactar as pessoas e, ao mesmo tempo, garantir o apoio a temas importantes, é preciso utilizar um recurso presente na própria sociedade: o esporte. Através dele, é possível levar a mensagem a um público maior, engajando-o de forma saudável e lúdica.

Incluir a prática esportiva no bem-estar da população também é objetivo das cidades brasileiras.
Muitos pensam que a presença do esporte na sociedade resume-se às competições profissionais promovidas por organizações municipais, estaduais e nacionais disputadas por equipes e atletas. A prática esportiva pode – e deve – ser utilizada como importante ferramenta de inclusão e mobilização social. Por meio dela, é possível reunir uma grande quantidade de pessoas e principalmente, garantir que a mensagem de determinada campanha se amplifique por meio de eventos desse tipo com outras iniciativas de marketing, como camisetas, cerimonial, entre outros.

Hoje, as empresas investem tempo e dinheiro consideráveis para elaborar campanhas que orientam a população ou tentam impactá-la para uma ação a ser elaborada no futuro. É preciso ir além, aproveitando sua voz e visibilidade para divulgar novas informações à sociedade e ampliar a discussão sobre determinado assunto na esfera pública. O esporte constitui-se, como um importante canal de comunicação no século 21.
Até porque a linguagem do esporte é muito poderosa para envolver as pessoas em causas nobres. A prática de uma atividade física está ligada intimamente a saúde, qualidade de vida e bem-estar. Ou seja, um evento esportivo consegue “colar” na ação social esses valores que são bem-quistos atualmente. Uma caminhada que consegue atrair jovens, adultos e idosos para promover a luta contra câncer de mama e de próstata, por exemplo, é uma mensagem impactante.

Poucas iniciativas conseguem mobilizar tanta gente em prol de um mesmo assunto quanto o esporte. Os eventos esportivos têm o poder de cativar e emocionar as pessoas, fazendo com que elas se sintam mais em comunhão para desenvolver iniciativas em conjunto. Canalizar isso para ações de responsabilidade social é uma das melhores alternativas que as organizações da sociedade civil têm para distribuírem suas mensagens e, assim, atraírem a atenção desejada pela população.

Web Site: