Por que levar as crianças ao oftalmologista?

São Paulo, SP 19/11/2019 – O período de maior intensidade do desenvolvimento visual é até os três anos de idade, e se completa por volta dos dez.

O diagnóstico precoce costuma ser um dos principais aliados nos tratamentos de saúde. No caso de doenças relacionadas com os olhos não é diferente. O quanto antes iniciar os cuidados, maior a chance de cura ou melhora. Inclusive é uma atitude preventiva que deve começar desde cedo, já que alguns problemas ocorrem nos primeiros anos de vida e podem comprometer a visão.

O período de maior intensidade do desenvolvimento visual é até os três anos de idade, e se completa por volta dos dez. Daí a importância do acompanhamento periódico das crianças com um Oftalmologista (https://www.oftalmocamilladuarte.com.br/oftalmologista/infantil), para detectar e tratar os seguintes casos:

Conheça os problemas oftalmológicos mais comuns na infância:

– Erros de refração: desvios nos feixes de luz que provocam falta de nitidez da visão, em patologias como miopia, hipermetropia, astigmatismo e diferença de grau entre os olhos (anisometropia). Quando não tratados, costumam prejudicar a aprendizagem, especialmente na época da alfabetização.

– Estrabismo (olho torto): consiste no desvio ocular ou a perda do paralelismo entre os olhos, quando um fica alinhado e o outro desalinhado, prejudicando a visão em terceira dimensão. Se diagnosticado cedo, o tratamento pode ser feito com óculos, uso de tampão ou pela prática de exercícios oculares orientados pelo oftalmologista.

– Olho preguiçoso (ambliopia): ocorre quando há redução parcial ou total da visão em um olho ou nos dois olhos, por algum problema no desenvolvimento normal das vias ópticas. A indicação é estimular o uso do olho afetado por meio do tampão, forçando o paciente a usar o olho preguiçoso.

– Entupimento do canal lacrimal (dacrioestenose): obstrução congênita da via lacrimal, que pode ser resolvida com massagem, sonda ou cirurgia para abrir o canal.

– Catarata congênita: uma das principais causas de cegueira em crianças, trata-se de um processo de opacificação, parcial ou total, do cristalino. Deve ser tratada com cirurgia com ou sem lente intraocular.

– Alterações no teste do olhinho (TRV – teste do reflexo vermelho): serve para a triagem de doenças como tumor ocular ou retinoblastoma.

– Controle de miopia progressiva: por meio de orientações de limitação do número de horas em atividades para perto (como uso de celular e tablet), aumento de atividades ao ar livre e, em alguns casos, uso de colírio que paralisa temporariamente o mecanismo de acomodação do olho (músculo do olho que faz enxergar para perto).

Website: https://www.oftalmocamilladuarte.com.br/oftalmologista/infantil

Web Site: