Por que planilhas ainda são importantes para negócios de pequenas e médias empresas?

Rio e Janeiro, RJ 13/4/2020 –

Um levantamento realizado entre outubro e novembro de 2019 pela empresa de tecnologia Capterra em parceria com o Gartner apontou que 60% dos 298 profissionais de contabilidade que atuam na área das pequenas e médias empresas usam o programa Microsoft Excel ou outros serviços de planilhas para sua gestão.

O estudo é mencionado pelo diretor da HFS Excel Consult em artigo de sua autoria publicado no Portal PME NEWS esse mês. Quando questionado sobre a utilidade do Excel para as empresas que já utilizam algum software de gestão, ele destaca que eles não competem, pelo contrário:

“A proposta do uso do Excel não é de substituir essas soluções, mesmo porque ele surgiu antes. A realidade é que eles podem trabalhar juntos e o Excel é e será bastante utilizado principalmente no cenário das empresas de pequeno e médio porte, conforme sinaliza a pesquisa que mencionei”.

Uma das vantagens citadas por Hudson, além de manter as finanças em ordem o custo baixo é a flexibilidade e cita um exemplo prático:

“A diretoria solicitou-me um relatório e percebi que os números gerados pelo sistema não batiam. Ao ligar para o TI, o SLA (Service Level  Agreement, traduzindo no linguajar de mercado, “o tempo de resposta”) não atenderia a tempo, pois o relatório deveria ser entregue antes do meio-dia, e o relógio marcava 11:30. Ou seja, eu estaria totalmente “engessado” e dependente de outro departamento. Como em paralelo eu tive acesso à planilha em Excel, consegui ‘ajustar’ rapidamente os dados e enviei o relatório dentro do prazo. E no período da tarde, eu consegui acionar o suporte de TI que entrou em contato com o fornecedor e identificaram a causa e posterior atualização do dado no sistema”.

O executivo deixa uma mensagem importante para empresa de todos os portes.

“Esteja o negócio em fase inicial ou bem estabelecido de uma empresa, seja ela, pequena, média ou grande, o uso das planilhas em Excel poderá agregar valor, que servirá de apoio importante aos sistemas. Contribuindo ainda mais nas análises e decisões assertivas para o sucesso do negócio”.

 

Website: https://www.pmenews.com.br/artigos

Web Site: