Por que toda empresa precisa de um sistema de gestão?

Belo Horizonte 2/3/2020 –

Entre os anos de 2010 e 2014, o número de empresas que fecharam em até 2 anos após sua abertura chegou a 77%, incluindo os MEI. Sem contar com os MEI, essa porcentagem caiu para 58%, segundo pesquisa do Sebrae.

Ainda de acordo com a pesquisa, as principais causas da mortalidade de empresas no Brasil, envolve a falta de planejamento, de capacitação ou de gestão, como por exemplo, a falta de aperfeiçoamento dos produtos, falta de atualização e acompanhamento de receitas e despesas. 

Os micro e pequenos empreendedores são os mais prejudicados pela falta de informação a respeito das obrigações e fatores do dia a dia do funcionamento de uma empresa, como por exemplo, fluxo de caixa e controle de estoque. 

Por isso, é importante ressaltar a necessidade de um sistema de gestão empresarial a um empreendimento, mais conhecido como ERP’s, a fim de controlar e automatizar funções mais complexas exigidas no meio. Ademais, esses sistemas, normalmente, geram relatórios semanais ou mensais para que o empresário possa acompanhar a evolução do negócio, e desenvolver estratégias para melhor tomada de decisões.

Para evitar futuros problemas relacionados a obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas, o empreendedor deve seguir corretamente todas as etapas necessárias para abertura de uma empresa. 

O primeiro passo para abrir uma empresa é definir a natureza comercial e jurídica do negócio. Tendo isto decidido, o próximo passo é definir o nome, se terá sócios e quantos serão.

Depois de concluído os pontos anteriores, é hora de fazer o Contrato Social e registrá-lo na Junta Comercial. Tendo-o em mãos, deve-se tirar o CNPJ, que é obtido na Receita Federal.

Neste mesmo passo, deve ser feita a Inscrição Municipal, obrigatória a toda empresa, na Secretaria da Fazenda do município onde a empresa irá atuar. O registro do INSS é obrigatório. O Alvará de Funcionamento também é obrigatório e pode ser obtido na Prefeitura local, mediante uma inscrição. 

Pronto, a empresa já está formalizada no mercado. Agora, solicita-se a autorização para Impressão de Documentos Fiscais, concedida na Receita Federal, para que a empresa consiga emitir Notas Fiscais. Por último, deve-se fazer o cadastro em outros órgãos, como por exemplo, a Vigilância Sanitária, a Caixa Econômica Federal, e outros.

Após cumprir todas as etapas burocráticas para a abertura de uma empresa no Brasil, colocá-la em pleno funcionamento e à disposição dos clientes, é preciso analisar a parte interna. Ou seja, acompanhar de perto o gerenciamento do estoque, do financeiro e de promoções, emissão de notas fiscais, e outros.

Para isso, existem alguns ERP’s para facilitar o trabalho do dia a dia. ERP é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em único sistema, armazenando e automatizando todas as informações de modo simples e de fácil acesso. 

Como é o caso da TagPLus, empresa de gestão comercial online que dispõe de um sistema que integra todos os setores, e auxilia o micro e pequeno empreendedor em todas as atividades do dia a dia da empresa, de qualquer segmento. Entre as funções disponíveis, estão o controle de estoque, de vendas, de finanças, emissão de notas fiscais e cupom fiscal. Conta com uma equipe composta por 75 analistas de suporte prontos para auxiliar em quaisquer dúvidas.

O sistema TagPlus pode ser testado por 15 dias gratuitos.

No site da TagPlus, é possível conversar via chat com um dos consultores de plantão para saber mais e tirar dúvidas.

TagPlus, a tecnologia que te move.

Website: https://www.tagplus.com.br/?ref=dino

Web Site: