Porto Alegre recebe 2ᵃ edição do Tech Art Festival

Porto Alegre RS 20/1/2020 –

A base do festival é relacionar arte e tecnologia, buscando novas linguagens, formatos, reflexões e comportamentos com talks, debates, showcases e experiências.

Um dia para explorar as conexões entre arte e tecnologia é o que vai trazer a 2ᵃ edição do Tech Art Festival, dia 21 de março, das 11h às 20h, no quarto distrito, em Porto Alegre. Ao completar um ano de vida, o ecossistema da Fábrica do Futuro convida as pessoas para conhecer a vida pulsante do habitat que reúne projetos e mentes criativas em educação, cultura e inovação. A base do festival é relacionar arte e tecnologia, buscando novas linguagens, formatos, reflexões e comportamentos com talks, debates, showcases e experiências.

Inteligência Artificial, Neurociência, criatividade, propriedade intelectual e sensorialidade são alguns dos temas de nomes já confirmados no Tech Art Festival. Confira:

• Zico Goes – VP de Conteúdo e Desenvolvimento da Fox Networks Brasil, com larga experiência em empresas como Conspiração Filmes (Diretor de Núcleo TV); MTV e GNT/Globosat, vai falar sobre inovação e os novos rumos da produção audiovisual de ficção: filmes, séries e podcasts.

• Nuno Caldas – sócio do escritório Dannemann Siemsen, com atuação voltada para a inovação estratégia em nível da proteção e expansão de negócios apoiados em ativos intelectuais. Na palestra “A criatividade e a geração de valor”, ele vai abordar o sistema de propriedade industrial, o funcionamento sob o ponto de vista das startups e alternativas de geração de valor.

• Lidia Zuin – Como a ficção científica está moldando o futuro? será o tema do talk da jornalista e futuróloga, mestre em semiótica e doutoranda em artes visuais pela Unicamp. Ela vai explorar sobre como aprender sobre o futuro através das narrativas ficcionais e ter uma visão mais crítica e aprofundada sobre inovação tecnológica.

• Sergio Venancio – “Como coexistir e cocriar com inteligências artificiais” será o tema do artista, programador e professor de São Paulo que pesquisa a relação entre Artes Visuais e Inteligências Artificiais. Sergio promete uma conversa que vai desde um panorama histórico até debates atuais como sobre uma obra de arte gerada por IA e leiloada por meio milhão de dólares; robôs que desenham e pintam, redes neurais colocadas umas contra as outras, deep learning, deep fakes e o que há de humano em toda tecnologia.

• Caroline Baldasso – Neurocientista com a palestra “Neurociência: entendendo comportamentos em UX” sobre como a neurociência pode aumentar o repertório do comportamento humano usando a tecnologia para entender (e não induzir) experiências em profundidade, e ser parte do processo de pesquisa dos designers e profissionais da indústria criativa. Caroline trabalha na No One aplicando neurociência em pesquisas de comportamento.

• Juli Finkler e Fran Hagemeister – fundadoras da 1quarto.cc, vão falar diretamente do SXSW, nos Estados Unidos, trazendo as novidades sobre como fazer ativações de marca para dentro da arte e da tecnologia aliado ao design emocional. O título da palestra será “O SXSW é apenas o ponto de partida. Acessamos ao infinito mundo da arte e tecnologia”.

• Alex Lima – empreendedor e Hunter do Projeto Transformação Criativa (@transcriativa), vai falar sobre o Brasil posicionar-se como centro da economia criativa mundial e transformar sua percepção de valor no mundo.

Algumas experiências já confirmadas no festival prometem muita interação com o público e trazer temas importantes como arte produzida por computador e arte produzida apenas por mulheres.

• Mostra “Mulheres na Fábrica” – Integra o projeto cultural do Tech Art Festival e as comemorações de aniversário do Museu de Arte Contemporânea do RS – MACRS, apresentando exclusivamente obras de artistas mulheres do seu acervo. A partir do grupo de pesquisa Mulheres nos Acervos, coordenada pelas pesquisadoras Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin, o MACRS renova sua parceria com a Fábrica do Futuro, através do projeto FUTUROTECA, com exposição permanente da coleção do Museu. A temática também estará em diálogo com a 12ª Bienal do Mercosul, com inauguração prevista para abril, cujo projeto curatorial abordará temas do universo feminino.

• Mostra “Eat Art” – exposição artística que comprovará na prática a sintonia entre alimentação e criatividade, representada em uma mostra com telas e ingredientes do nosso dia a dia.

• IN4RT VR Experience – Uma experiência imersiva utilizando um óculos de realidade virtual, que levará os participantes a uma viagem para dentro de um trabalho artístico.

• Extentio – Software que simula um processo de desenho de observação, utilizando Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Visão Computacional para observar, traçar e analisar. Cada desenho produzido é único, e a máquina reflete intenções de seu criador, que por sua vez é influenciado pelas surpresas que ela traz.

Website: http://techartfestival.com.br/

Web Site: