Porto de Santos bate novo recorde em movimentação de cargas: mais de 45 milhões de toneladas

São Paulo 16/6/2020 –

Segundo dados informados pela Gerência de Tarifas e Estatísticas da Santos Port Authority (SPA), em abril deste ano, foi registrada a maior movimentação de carga mensal da história no Porto de Santos. Foram calculadas 13,4 milhões de toneladas de cargas movimentadas no porto santista, volume 5% superior em relação ao último recorde, que contabilizava 12,8 milhões de toneladas, em outubro de 2019.

Estimativas indicam que houve um crescimento de 26,8% na movimentação de carga em comparação ao mesmo mês em 2019. Já em 2020, o Porto de Santos já conta com 45 milhões de toneladas em cargas movimentadas, o suficiente para alcançar 9,8% de progresso na base anual.

Porto de Santos se destaca pelo recorde em movimentação de cargas

Neste ano, em abril, o porto santista foi destaque pelo aumento do embarque por movimentação de carga, atingindo 9,7 milhões de toneladas, com o aumento de 32,6% ao mês. Entre as cargas, sobressaem 4,6 milhões de soja em grão transportadas, número recorde de 68% em relação a abril de 2019.

Em alternativa, foram contabilizadas 3,72 milhões de toneladas nos desembarques, quantidade superior em 13,8% relativos ao mesmo mês em 2019. Além disso, houve um crescimento na ação de contêineres, em que foi estabelecido um aumento de 8,6%, com a soma total do ano, atingindo 13,6% em relação aos meses entre janeiro e abril de 2019.

O presidente da SPA afirmou que o Porto de Santos ainda não foi afetado pela crise econômica, entretanto, estimativas indicam que o panorama pode mudar de acordo com a expansão da pandemia do novo coronavírus, embora os resultados positivos dos primeiros meses do ano possam compensar, futuramente, o período de baixa.

Os bons resultados alcançados nos primeiros meses de 2020 totalizaram 420 atracações de navios no porto santista, 9,7% a mais em relação ao mesmo mês em 2019. Na contabilidade anual, foram calculadas 30 atracações a mais, 1,9% acima da quantidade do ano anterior.

Aspectos que contribuem para a alta em movimentação de cargas

Percorrendo por todo o Brasil, a indústria de cargas, que transporta e movimenta produtos por longas viagens, já representa uma alta de 32,6% em embarques somente no Porto de Santos. A transportação é favorecida pelo uso de equipamentos próprios para movimentação de carga, como cinta de amarração de carga , cinta de elevação, entre outros itens utilizados por empresas de equipamentos de transporte e modais de qualidade.

A Polifitema é uma empresa que atua com compromisso e eficiência no oferecimento de equipamentos para a segurança de profissionais, bem como a proteção de cargas transportadas, trazendo soluções como a cinta de amarração de carga para um transporte e movimentação adequados.

Website: http://www.polifitema.com.br