Porto do Pecém apresenta recorde em movimentação de cargas com mais de 18 milhões de toneladas movimentadas

São Paulo 27/1/2020 –

O Porto do Pecém, terminal portuário localizado no Ceará, alcançou números recorde de movimentação de carga e já tem o que comemorar no ano de 2020. Foi divulgado que o terminal portuário movimentou 18.100.767 toneladas de cargas durante todo o ano de 2019, com uma média surpreendente de 1.508.397 toneladas por mês. Os dados fazem parte da matéria publicada no site oficial do Governo do Estado do Ceará.

O resultado é 5% maior do que os números alcançados no ano de 2018, quando o Porto do Pecém movimentou 17.214.859 toneladas. Os números de desembarque de mercadorias foram positivos durante o ano passado, uma vez que tiveram um crescimento de 1%, passando de 12.720.487 t em 2018 para 12.884.156 t em 2019.

Os números de embarques também aumentaram. Ou seja, os números de navios que atracaram no Porto do Pecém aumentaram e, com isso, mais cargas foram exportadas. O aumento de embarques foi de 16% em 2019 em relação ao ano de 2018: de 4.494.372 t em 2018 para 5.216.611 t em 2019.

Esse número reflete também no aumento da quantidade de embarcações no Porto do Pecém. O número saltou de 620 em 2018 para 703 em 2019. Com esses dados impressionantes, o Porto do Pecém alcançou o recorde de maior movimentação anual de navio da sua história.

Aumento de oferta de novos serviços contribui para o recorde do Porto do Pecém

A explicação para o aumento dos resultados do terminal portuário também se deve à oferta de novos serviços. Em 2019, o Porto do Pecém ganhou uma nova linha de transporte marítimo especializado em carga com o objetivo de auxiliar na exportação de frutas para a Europa.

Outro serviço que também contribui para o aumento da movimentação do Porto do Pecém foi a exportação de manganês. O terminal pretende ampliar sua capacidade operacional nos próximos anos com a chegada de novos equipamentos.

A importância do transporte de cargas para a Indústria brasileira

O Brasil possui uma rede de transporte diversificada e que contribui para o desenvolvimento econômico do país. As diferentes formas de transporte de carga promovem a integração do país e permitem que haja o escoamento de produtos entre as regiões.

A Indústria brasileira depende de empresas de transporte eficientes e com uma boa logística interna que contribuem para o seu crescimento. Quando se fala em logística interna, ou seja, toda a movimentação de pessoas e produtos que acontece dentro da fábrica, um dos pontos mais importantes é a movimentação de cargas.

A movimentação de cargas é a técnica para se transportar determinada carga ou mercadoria, geralmente com o auxílio de máquinas ou equipamentos. O uso de equipamentos de movimentação na indústria ajuda na agilidade e no alcance dos resultados mais rapidamente. A função dos equipamentos é facilitar o armazenamento e a movimentação de cargas.

A Polifitema é uma empresa que fabrica equipamentos para movimentação e elevação de cargas, além de contribuir para as empresas de transportes como cintas de elevação e amarração de cargas, e também com cinturão para segurar trabalhadores em atividades executadas em altura.

A empresa oferta ao mercado produtos como o gancho para amarração de carga , essenciais para garantir a segurança das mercadorias e o sucesso do transporte dos produtos. A Polifitema tem o objetivo de oferecer aos seus clientes produtos de qualidade e conta com profissionais qualificados em padrão de segurança.

Website: http://www.polifitema.com.br/