Preço do leite longa vida chega a R$ 4,49 na região Centro-Oeste do País

27/4/2013 –

Com o objetivo de identificar as variações de preços de produtos básicos nas diferentes regiões do Brasil, a Pesquisejá, empresa especializada em monitoramento, gestão de informações e pesquisas customizadas, realizou um levantamento específico sobre o preço do leite longa vida. A apuração, realizada entre os dias 01 de março e 05 de abril, revela uma diferença de 278,88% entre os preços máximo e mínimo praticados no País. O maior preço foi de R$ 4,49, encontrado no varejo do Centro-Oeste. Em média, nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, o preço do leite ficou em R$ 2,67. O custo do produto em Brasília, cuja média foi de R$ 2,11, foi computado separadamente. Na ponta contrária, o menor preço encontrado foi na região metropolitana de São Paulo, a R$ 1,61.
Para a compilação de dados, a Pesquisejá agrupou as informações considerando regiões, Estados e grupos de Estados. Ao todo, a pesquisa foi dividida em Brasília; Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul); Minas Gerais; Região Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão); Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; Grande São Paulo; São Paulo – Interior e Demais Estados (Espírito Santo, Tocantins, Rondônia, Pará, Roraima, Amapá, Acre e Amazonas).

Pela metodologia utilizada, o grupo “Demais Estados” registrou a segunda maior média nos preços do leite longa vida para o varejo, chegando a R$ 2,58. O preço máximo neste grupo atingiu R$ 2,99. Entre as menores médias, o destaque ficou com o Rio Grande do Sul, onde o preço médio para o varejo ficou em R$ 2,08.

A apuração da Pesquisejá abordou ainda os maiores e menores preços do leite praticados no atacado. Neste caso, o menor preço também foi localizado na região metropolitana de São Paulo, em R$ 1,61 (mesmo valor registrado no varejo) e o preço máximo, de R$ 4,22, foi apurado na região Centro-Oeste (excluindo Brasília).

Sobre a Pesquisejá
Fundada em 2010, a Pesquisejá é uma empresa especializada em monitoramento, gestão de informações e realização de pesquisas customizadas para a cadeia de consumo. Com abrangência nacional, possui cerca de 200 colaboradores em todo o País. Apoiada em tecnologia de ponta e com atualização diária de painéis sobre o mercado pesquisado, oferece serviços de consultoria com base nos dados levantados e monitoramentos realizados. Para mais informações acesse: www.pesquiseja.com.br.