Prevenção poderia evitar ou retardar 57% dos casos de diabetes

Rio de Janeiro, RJ 6/9/2019 –

Procurar o médico e fazer exames são apontadas como principais medidas que ajudariam a prevenir a doença

Rio de Janeiro, 06 de setembro de 2019 – Os casos de diabetes vêm crescendo no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2006 e 2016, houve um aumento de 61,8%. O órgão também aponta que atualmente existem 12,5 milhões de pessoas com diabetes no Brasil – o equivalente a 7% da população. Esses valores levaram o país a estar entre as quatro nações com maior número de diabéticos do mundo, segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF).

Para ressaltar a importância da realização de exames de prevenção, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial realizou uma pesquisa* que revela: 57% dos entrevistados que possuem diabetes, afirmaram que deveriam ter feito exames com mais antecedência para detectar a doença. Além disso, 49% ressaltam que deveriam ter buscado atendimento médico antes para prevenir ou retardar o problema.

No dia 26 de setembro, o 53º Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial terá uma mesa-redonda sobre atualizações no diagnóstico de diabetes. O evento começa às 09h00, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

O diretor de científico da SBPC/ML, Nairo Sumita, explica que o fato de a diabetes não apresentar sintomas, na maioria dos casos, implica no descuido da população. “Não raramente, a doença é diagnosticada somente quando os sintomas das complicações crônicas do diabetes se manifestam. Nesta fase a doença já se encontra em estágio avançado. Segundo a IDF atualmente 1 em cada 2 adultos com diabetes ainda não foi diagnosticado. Este contingente representa 212 milhões de diabéticos no mundo que não estão sendo tratados”, completa.

Além de Sumita, a mesa-redonda será composta pela endocrinologista, especializada em diabetes, Milena Gurgel Teles Bezerra e o patologista clínico e membro da SBPC/ML, Marcelo Cidade Batista.

Serviço – 53º Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial
Data do Congresso: 24 a 27 de setembro
Local: Centro de Convenções SulAmérica (Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ)
Mais informações: http://www.cbpcml.org.br/

* Foram realizadas 400 entrevistas com moradores da cidade do Rio de Janeiro e de São Paulo, maiores de 18 anos. Nesta população buscou-se ter uma maior participação de pessoas com pelo menos uma entre seis doenças crônicas: Cardiovasculares, Reumáticas, Renais, além de Diabetes, Tireoide, Câncer, (cerca de 83%) e outro grupo sem nenhuma dessas seis doenças (aproximadamente 17%).

Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor. A especialidade médica responde por apoio a 70% das decisões clínicas do país, influenciando desfechos e resultados econômicos da assistência à saúde.

A SBPC/ML é responsável pelo PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, que avalia laboratórios através de auditorias e determina se as práticas adotadas atendem requisitos pré-determinados para este tipo de serviço. O selo PALC garante a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados dos exames.

Em 2019, a SBPC/ML lançou a campanha #ImportantePrevenir, uma ação de orientação e conscientização da população sobre a importância da realização de exames laboratoriais de forma racional, sobretudo na fase preventiva, de assistência primária, pois eles são usados frequentemente para prevenção, diagnóstico e monitoramento do tratamento de doenças.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.

Sobre o Lab Tests Online

O Lab Tests Online é um site produzido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial em parceria com a American Association for Clinical Chemistry (AACC).

O canal é voltado para pacientes e dispõe de informações e curiosidades sobre diversos testes laboratoriais, que são parte da atenção à saúde de rotina e do diagnóstico e tratamento de uma grande variedade de condições e doenças.

Para o profissional médico ou atuante em laboratórios de análises clínicas, o Lab Tests Online serve como referência rápida e fonte de atualizações em Medicina Laboratorial.

www.labtestsonline.org.br

Website: http://www.cbpcml.org.br/

Web Site: