PROCEDIMENTO CORRIGE A VISÃO COM RECUPERAÇÃO RÁPIDA

30/4/2013 –

No Brasil, cresce a cada dia o número de pacientes que se submetem à cirurgia refrativa para ficar livre dos óculos. Em média, são realizadas mais de 250 mil cirurgias anualmente. Nos EUA são mais de 1 milhão destes procedimentos ao ano. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), um quarto dos brasileiros sofrem de algum problema de visão relacionados ao uso de óculos. A cirurgia tem se mostrado a solução mais viável para a correção de Miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Mais do que um procedimento estético, a cirurgia refrativa devolve a qualidade da visão em poucos minutos e com eficácia. Segundo o diretor técnico do Centro Oftalmológico e especialista na área, o doutor Carlos Gustavo de Queiroz, a cirurgia refrativa garante ao paciente independência dos óculos e lentes de contato, muitas vezes atingindo uma visão tão boa, ou melhor do que ele tinha com os óculos”.
O Centro Oftalmológico acaba de anunciar a compra de uma tecnologia de última geração, o aparelho Excimer Laser Wavelight EX500 e são os primeiros em Minas Gerais. O aparelho permite que a cirurgia seja mais rápida e faça uma correção do grau sem deixar aberrações esféricas, ou seja, mantêm a asfericidade natural da córnea, trazendo uma melhoria na visão.
“Esse aparelho muda todo o conceito de cirurgia refrativa trazendo mais agilidade, precisão, eficiência ao preservar a asfericidade corneana, mantendo a qualidade da visão. O paciente irá se deparar com uma cirurgia segura e personalizada a sua demanda”, explica o doutor Carlos Gustavo de Queiroz.
Para realizar a cirurgia é preciso ser submetido a exames para avaliar a córnea e verificar se o paciente pode ou não realizar a cirurgia. A marcação de consultas e procedimentos pode ser feita de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h30 às 11h30. Para marcar, basta ligar para (31) 3232-4100.
Como funciona a cirurgia?
Antes da cirurgia refrativa é sugerido que os pacientes lavem o rosto com sabão neutro, principalmente as pálpebras e cílios. Para as mulheres é indicado que não façam uso de maquiagens. Essas ações facilitam a limpeza e anti-sepsia antes da cirurgia.
A anestesia é apenas com uso de colírios. No mesmo procedimento são operados os dois olhos. O primeiro olho que passará no procedimento é pedido ao paciente que fixe seu olhar numa luz verde (laser). Enquanto o segundo olho é protegido com um protetor de plástico rígido e opaco. Os pequenos movimentos oculares são acompanhados pelo “eye tracker”, de alta frequência, mantendo a centralização da aplicação do laser no eixo visual do paciente. Após o procedimento, o paciente aguarda para ser liberado, em pouco tempo.
Após a cirurgia a proteção dos olhos é feita através de óculos escuros e em alguns casos é colocado uma lente de contato gelatinosa descartável sobre a córnea e será retirada em data indicada pelo médico. Além disso, é necessário que o paciente faça uso dos colírios da forma correta junto a assepsia das mãos, como será esclarecido pela equipe de enfermagem.

Web Site: