Processo de fabricação do asfalto exige cuidados com os materiais utilizados

20/10/2020 –

Segurança e qualidade são aspectos que se complementam quando o assunto é asfalto. Ele é o responsável por permitir que os veículos transitem com maior rapidez e segurança, devido à aderência dos pneus neste material ser bastante eficaz. Porém, um asfalto que apresenta problemas pode impedir o correto funcionamento dos freios, por exemplo. Apesar de uma superfície lisa ser geralmente associada à qualidade, é o processo de fabricação do asfalto que dirá se ele é bom ou não.

Uma das maiores curiosidades dos usuários é sobre como ocorre o processo de fabricação do asfalto. Imediatamente após ser extraído, o petróleo vai para as refinarias onde são colocados em tanques específicos para dar origem aos diversos derivados, como o asfalto, uma das frações mais pesadas do petróleo com um ponto de ebulição de 600°C.

Porém, existe mais de um tipo de asfalto e as especificidades de cada um depende dos componentes presentes em sua composição. A seleção, por sua vez, acontece conforme a necessidade do terreno a ser asfaltado e a finalidade da obra. Assim, para a fabricação do asfalto, é preciso levar em consideração o tipo de via. Uma estrada que recebe muitos caminhões, por exemplo, precisa de uma pavimentação mais resistente do que a de uma rua residencial.

A composição padrão na fabricação do asfalto é a mistura de betume, areia, pó de pedra e gravilha, que é dispensada nas ruas e assentadas por compressores, padrão regulamentado pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfalto (ABEDA). A aplicação do asfalto, bem como sua seleção, irá depender do solo em será realizada a pavimentação.

Primeiro é dispensada sobre o local uma camada de terra que varia de acordo com o solo, depois o mesmo recebe uma base granular, composto por pedras, os espaços vazios nesta camada são preenchidos por pó e compactados por um rolo compressor. Em seguida, mais uma camada com pedras menores é colocada antes do pavimento receber o concreto asfáltico, que é espalhado perfeitamente com mangueiras para asfalto quente, como as da Maxxflex , fabricante de mangueiras e mangotes de borracha.

Essas mangueiras suportam as altas temperaturas do material que precisa estar quente durante a sua aplicação, pois quando frio, endurece e fica preso à base. Este processo é perfeito para a fabricação do asfalto moderna, que precisa entregar alta qualidade e resistência a grandes cargas. A Maxxflex destaca a importância de escolher a mangueira correta para a fabricação do asfalto. “As mangueiras de borracha garantem resistência à pressão de trabalho, a temperatura e são fabricadas de acordo com os padrões internacionais de segurança”, ressaltou.

A empresa reforça ainda que trabalha com uma diversificada gama de produtos. “Nossos profissionais são especializados e a empresa possui laboratórios que trabalham constantemente com o intuito de aprimorar cada vez mais os produtos comercializados”, finaliza.

Website: https://maxxflex.com.br/