Profissional cita razões para usar o Telegram na estratégia de marketing digital

São Paulo, SP 16/11/2020 –

Lançado em 2013, o Telegram tem hoje mais de 200 milhões de usuários ativos no mundo. Na visão de Ana Neves, Analista de Marketing da DINO, o aplicativo de mensagens tem se mostrado uma boa alternativa para a comunicação com clientes e aliado na estratégia de marketing digital.

O engajamento dos brasileiros com as redes sociais é expressivo e tende a crescer ainda mais, conforme demonstram os números da Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores.

Segundo os cálculos da organização, as redes sociais contabilizavam mais de 95,2 milhões de pessoas ativas no Brasil apenas em 2018. Para o final de 2023, a empresa estima que haverá uma média de 114,5 milhões de brasileiros conectados, um aumento de mais de 20% até o final do período de três anos.

Ainda segundo os dados da Statista, com aproximadamente 50% de usuários, o Instagram é o primeiro do ranking, entre as redes sociais mais populares, seguido pelo Facebook, com quase 30% de usuários ativos.

No Brasil, o aumento do consumo de internet durante a pandemia foi de quatro horas diárias, conforme pesquisa da Ericsson — empresa de tecnologia, de controle sueco — sobre o comportamento de consumidores de 11 países durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Entre as redes sociais mais utilizadas, os aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, foram incorporados ao dia a dia das pessoas. Mas o app não é a única ferramenta utilizada na rotina dos brasileiros. Lançado em 2013, o Telegram tem hoje mais de 200 milhões de usuários ativos em todo o mundo, conforme indicam os dados da Google Play, loja oficial de aplicativos para o sistema operacional Android.

Na visão de Ana Neves, Analista de Marketing da DINO — Agência de Notícias Corporativas —, “disponível gratuitamente para download na Google Play e na App Store, com recursos diferenciados, menos limitações e novas possibilidades, o Telegram tem se mostrado uma boa alternativa para a comunicação com clientes e um aliado na estratégia de marketing digital”.

A seguir, a profissional destaca o que são, em sua análise, “os grandes benefícios do Telegram para uma estratégia digital”:

1 – Maior alcance com grupos e canais

“Diferentemente do seu concorrente, os grupos no Telegram podem ser enormes, com até 200 mil membros. Além dos grupos, também é possível criar canais para envio de mensagens em massa, sem limite de participantes, utilizando um perfil empresarial como remetente”, afirma.

“Além do mais, os canais públicos podem ser encontrados por qualquer pessoa, através de uma pesquisa no aplicativo”, completa.

Ainda segundo Ana, a taxa de entrega no Telegram é de 100%, o que configura um diferencial da ferramenta em relação ao e-mail, por exemplo.

2 – Comunicação assertiva com mensagens fixadas e hashtags

No Telegram há o recurso de “mensagem fixada”, que permite manter uma mensagem no topo da conversa de um grupo. “O que torna a comunicação facilitada, já que todos os usuários serão capazes de vê-la mais facilmente”, analisa.

“Outro recurso interessante para a comunicação são as hashtags, que funcionam de forma similar às outras redes sociais. Ao falar sobre um tema específico, como #marketingdigital, pode-se utilizar a hashtag na frente do termo e, assim, ela se torna clicável. O que significa que, ao clicar, o usuário vê todas as mensagens do grupo sobre este tema”, pontua.

3 – Pesquisas de mercado rápidas com enquetes

Para Ana, o Telegram também é um aliado para realizar pesquisas de mercado rapidamente através do recurso de “enquete”. “Para criar uma enquete, basta ser membro de um grupo e nele desenvolver sua nova pesquisa, podendo fazer uma votação para ser respondida de forma anônima, se preferir”, sugere.

A profissional ainda destaca que é possível utilizar a enquete de acordo com as necessidades de uma empresa. O que vale tanto para executar uma pesquisa de mercado como para testar quais pautas podem ser mais atrativas em um determinado momento.

4 – Integração para atendimento de clientes

Ana ressalta que algumas empresas de atendimento ao cliente possuem integração com o Telegram, o que pode ser útil para centralizar a comunicação, aumentar a eficiência da equipe de suporte e facilitar o rápido retorno de solicitações.

“Assim, o Telegram pode ser facilmente adicionado como um canal de comunicação eficaz”, enfatiza.

5 – Inúmeras funcionalidades com bots

Além dos recursos citados, a Analista de Marketing da DINO esclarece que o Telegram possui centenas de bots para os mais diversos fins, como leitura de e-mails (Gmail) e pesquisas no Google, além de conversão de arquivos.

“Com uma série de recursos e novas oportunidades, o Telegram tem se mostrado um forte aliado para os profissionais de marketing digital, que devem incluir a ferramenta em suas estratégias de comunicação”, salienta a profissional.

Website: https://bit.ly/35Dhc7H