Profissional da Indústria de alimentos consegue valorização profissional em menos de um ano trabalhando como RT

Belo Horizonte, Minas Gerais 16/7/2020 –

Responsável Técnica de um frigorífico há menos de um ano, a médica veterinária já coordena o Controle de Qualidade da empresa e pretende ir mais além ainda, graças a sua pós-graduação

Para muitos, conseguir um bom emprego na Indústria de Alimentos pode parecer impossível, ainda mais quando se acaba de formar. Alessandra Helen dos Santos (24 anos), contudo, provou que existem maneiras de alcançar este sonho de uma forma mais simples do que se imaginava.

Alessandra formou em medicina veterinária, no final de 2018 e pouco tempo depois decidiu que deveria fazer uma especialização em alimentos, uma vez que via o mercado, cada vez mais exigente, procurando por profissionais que já tinham certa experiência na área.

“Eu me vi formada, querendo atuar em uma área que eu não tinha experiência nenhuma. Eu caí no mercado de trabalho sem experiência, então eu tive que tomar outro caminho”.

Outro fator que levou a médica veterinária a iniciar uma especialização foi o fato de não ter muito conhecimento técnico na área de alimentos, já que a graduação não oferece um entendimento completo deste ramo.

“A faculdade só dá uma base do que é a atuação. Eu só tive contato com as matérias de inspeção de produtos de origem animal e de carne no oitavo e nono períodos. Aí minha outra opção foi a pós-graduação, então entrei em contato com a minha professora e ela me indicou o Ifope”.

A empresa a qual Alessandra cita é o Ifope Educacional, um Instituto de formação de pessoas e profissionais muito bem gabaritado no mercado. A empresa é bastante conhecida, sobretudo, pelos cursos de pós-graduação focados na prática e ministrados por professores que já possuem ampla experiência no mercado, o que facilita o entendimento do aluno sobre o dia a dia da Indústria de Alimentos.

Depois de iniciar o curso de pós-graduação, Alessandra decidiu enviar mais currículos até conseguir um emprego de Responsável Técnica em um frigorífico de na cidade de Pará de Minas (Minas Gerais). Segundo ela, esta oportunidade foi dada sobretudo por conta de sua pós-graduação.

“Surgiu essa vaga de Responsável Técnica nesse frigorífico de suínos que eu atuo hoje, e o meu professor (da faculdade) me indicou. E ele me indicou justamente porque sabia que eu estava fazendo a pós-graduação na área. Conversei com eles (recrutadores do frigorífico) e tanto pela indicação quanto pelo currículo em relação à pós-graduação, as portas se abriram para mim”.

Somente conseguir uma boa oportunidade, todavia, não foi o único triunfo que a RT conseguiu na Indústria de Alimentos. Em menos de um ano exercendo sua função no frigorífico, Alessandra já atua também coordenando o Controle da Qualidade. O motivo pelo qual a médica veterinária conseguiu esta valorização, além de sua competência, foi de acordo com ela o conhecimento adquirido com a própria pós-graduação do Ifope.

“A pós-graduação me ajudou com certeza a chegar aqui, porque não tem como eu ser Responsável Técnica, assinar documentação, fazer treinamento, planilha, Manual de Boas Práticas, entre outros, se eu não souber colocar aquilo em ação. Até hoje, tem muita coisa que às vezes eu fico na dúvida e puxo o material da pós-graduação”.

Segundo a Analista de RH da Vigor, Thaís Corrêa, a história de Alessandra é mais comum do que se imagina. O profissional que busca uma especialização, sobretudo fazendo uma pós-graduação, é muito bem visto pela Indústria de Alimentos.

“Quando se trata de formação acadêmica, procuramos por embasamento teórico que possa ser colocado em prática nas atividades do cargo, ou seja, cursos que realmente preparam o candidato para exercer sua função. Sendo assim, quanto mais formação teórica em alinhamento com a vaga almejada, mais atrativo é o currículo. Quem dedica tempo e recursos para se especializar é alguém que está investindo em sua própria carreira e empregabilidade”. – afirmou a Analista de RH.

Além disso, Thaís também destacou que a pós-graduação, além de abrir portas para oportunidades de emprego, também valoriza o profissional dentro da indústria, uma vez que a especialização é vista como uma maneira do colaborador aprimorar seu trabalho e atualizar seu conhecimento.

“A experiência prática aliada ao conhecimento acadêmico nos leva à excelência profissional. As empresas têm um olhar especial pelos colaboradores que não se acomodam e buscam por constante aprimoramento”.

Assim sendo, percebe-se que o mercado de alimentos valoriza muito o profissional que busca uma especialização na área, seja oferecendo uma primeira oportunidade, seja promovendo o colaborador dentro da organização. Dessa forma, a indústria melhora a qualidade da produção e o profissional que corre atrás de uma especialização como Alessandra, ganha prestígio no segmento.

Website: https://www.ifope.com.br/