Programa escolar on-line atende alunos de colégios públicos sem aula

Rio de Janeiro 6/10/2020 – “O CEL Simplifica foi criado a partir da demanda de pais e amigos de alunos com dificuldades para ter aulas adequadas, durante a pandemia”.

Curso ajuda estudantes a recuperar o ano interrompido pela pandemia da Covid-19, com aulas em tempo real e reforço

Com a pandemia da Covid-19, milhares de alunos das redes pública e privada estão há meses sem aula ou sem estudar de forma adequada, colocando em risco o ano escolar. Pesquisa do Instituto Datafolha mostrou que 48% dos entrevistados acreditam que os filhos estão cada vez menos envolvidos com a escola. O estudo, encomendado pela Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures, apontou que a falta de motivação dos estudantes chegou a 51% e que metade não vê evolução no aprendizado. Para ajudar alunos de escolas nessa situação a recuperar o tempo perdido, o CEL Intercultural School, colégio particular do Rio de Janeiro, criou um programa para oferecer acesso à sua plataforma on-line de ensino. 

Em apenas duas semanas, em setembro, 115 estudantes preencheram as vagas disponíveis, e mais 300 ficaram na lista de espera. Diante da procura de crianças e adolescentes de escolas sem aulas on-line, mais 200 vagas serão abertas.

“O CEL Simplifica foi criado a partir da demanda de pais e amigos de alunos com dificuldades para ter aulas adequadas, durante a pandemia. Ficamos preocupados com os estudantes de nossa comunidade e idealizamos o programa para ajudá-los a resgatar sua rotina acadêmica”, disse a diretora pedagógica do CEL, May Chagas.

Cerca de 80% dos alunos matriculados no programa estudam regularmente no Colégio Pedro II. A instituição federal está sem aulas desde o início da pandemia, e muitos pais viram no CEL Simplifica uma oportunidade dos filhos retomarem a rotina escolar. “Meu filho estava sem aulas e pedindo muito para estudar. Quando falei do projeto ele ficou todo animado, está acordando cedinho e fica grudado nas aulas”, relatou a mãe de um aluno. 

Soraia Gomes, mãe de Mateus, do 1º ano do Ensino Médio do colégio federal, disse que o filho vinha estudando por conta própria, mas sem direcionamento. E que agora está se esforçando para acompanhar as aulas on-line. “Ele está bem mais motivado. O programa foi fundamental para ele amadurecer e recuperar o gosto pelo estudo”, disse. Outra mãe contou que a filha estava “perdida e sem ritmo e, com o programa, está mais animada e adorando voltar a estudar”.

O CEL Simplifica é aberto a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio das redes pública e privada. A plataforma educacional contém, além das aulas em tempo real, livros virtuais e videoaulas. Com o recurso das “trilhas de exercícios”, o estudante obtém relatórios de acertos e identifica os conteúdos que precisa aprofundar. Em paralelo, o programa oferece acompanhamento com professores da instituição e aulas de reforço, com um plantão de dúvidas ao vivo.

O curso garante certificado de participação, que não tem validade de diploma ou de histórico escolar para efeitos acadêmicos. Mais informações pelo e-mail [email protected].

Website: https://www.cel.com.br/

Web Site: