Programadores empreendedores investem cada vez mais pesado em design e layouts modernos na construção de seus aplicativos móveis

São Paulo, SP 11/8/2020 – Investir em qualidade visual, sofisticação de layouts e em experiência do usuário aumenta as chances de fechamento de novos negócios e/ou propostas de emprego.

A busca pelo aplicativo perfeito desde sempre não é apenas objetivo de grandes empresas, mas de boa parte de desenvolvedores e empreendedores ao redor do mundo. Isso porque o que se espera de um app para smartphone e/ou tablet é muito mais do que tão somente uma navegação fácil e fluida.

A experiência do usuário precisa fazer parte da preocupação de qualquer programador, por isso muitos times de desenvolvimento possuem membros com expertises completamente diferentes, tais como: designers, especialistas em UI/UX (User Interface e User Experience) e até profissionais com experiências em práticas ágeis.

Tornar um aplicativo bonito é sim um fator crucial na hora de convencer usuários a adotá-lo.

Muitos profissionais enxergam a palavra design como apenas a parte visual do app, entretanto design vai muito mais além do que combinar azul com vermelho ou verde com cinza. Design está presente em todos os momentos, do nascimento às grandes evoluções do app.

Usuários de aplicativos no smartphone/tablet são exigentes, querem sofisticação, fluidez, clareza, simplicidade e objetividade.

Obter sucesso em meio a milhares de aplicativos nas lojas do Google e Apple não é fácil, por isso não basta usar “a melhor” ou “mais rápida” ferramenta de desenvolvimento e focar na construção e conversão da marca: é preciso fazer um app bem feito.

Apenas para ter uma ideia sobre o assunto, um em cada cinco apps instalados é esquecido pelo usuário no Reino Unido, dados de pesquisa divulgada pelo Google.

“Implementar telas autoexplicativas, descomplicadas, enfim de fácil entendimento são apenas algumas das principais preocupações que o programador precisa ter na construção de um app, comenta Adriano Santos especialista em desenvolvimento de aplicativos.”

Cerca 123 milhões de pessoas passam em média 3 horas por dia nos apps

Os 7 a 1 na copa de 2014 marcou não somente a eliminação do Brasil na competição, como também foi a época em que o brasileiro iniciou sua escalada na compra de smartphones e o surgimento de apps que hoje são praticamente indispensáveis, tais como Uber, iFood, Rappi, entre outros.

Segundo Adriano Santos, os aplicativos já podem substituir facilmente o hábito de andar com a carteira e documentos no bolso de trás da calça no caso do público masculino ou bolsas enormes no mundo feminino.

“Lembro-me de quando era ‘bonito’ ter uma carteira gordinha fixada no bolso de trás da calça e o quão isso remetia a status. Hoje o “gordinho” é meu smartphone repleto de aplicativos de uso contínuo como CNH Digital, Título de Eleitor, Bancos e aplicativos de deslocamento, são mais de 40 apps em uso, diz Adriano Santos”.

Entretanto desenvolver um app para um cliente, marca, empresa, redes sociais etc. sem as devidas preocupações com layout, experiência do usuário, interface e outras disciplinas, pode significar apenas desperdício de recursos e dinheiro.

O que programadores e/ou empreendedores estão levando em consideração na hora de construir seus apps?

Processos como ideação, definição do MVP (Produto Mínimo Viável) e prototipação são importantes e devem ser levados em conta em todo e qualquer projeto. Construir um aplicativo elegante, bonito e moderno exige muito esforço do desenvolvedor que muitas vezes possui conhecimento limitado em relação design e layout de apps.

Programadores estão dando mais atenção a qualidade visual de seus aplicativos, tornando-os mais atraentes. Um app com identidade visual fraca tende a ser esquecido e interpretado como app amador, reforça Adriano.

Essa preocupação com qualidade visual pode elevar a percepção de valor de tal forma que em alguns casos o usuário final ou cliente chega a duvidar de que seja o mesmo app que ele usava anteriormente.

Resultado de um trabalho de estudo, aprendizado e 100% de entendimento da proposta de valor do aplicativo.

Como programadores e empreendedores estão fazendo para aumentar essa proposta de valor?

Um grupo de programadores empreendedores têm se reunido virtualmente em reuniões periódicas sob a mentoria de Adriano Santos e Fernandes Lima, especialista em práticas ágeis, para melhorar a experiência do usuário, seus layouts e aspectos visuais de seus aplicativos.

“As reuniões são fantásticas e eu posso dizer que aproveitei muito o meu tempo vendo projetos diferentes e vendo de perto o que outros desenvolvedores estão fazendo, com isso todos nós estamos evoluindo, diz Celina, aluna de cursos de Adriano e Fernandes.”

Adriano relata ainda que a procura por treinamentos e mentorias com foco em design de aplicativos cresceu cerca de 19% em relação ao ano anterior. Isso demonstra a preocupação da comunidade de desenvolvedores em construir aplicativos cada vez mais ricos em qualidade visual, experiência do usuário e maior qualidade na entrega desses serviços.

Além disso, Adriano e Fernandes desenvolveram uma mentoria especial onde os alunos apresentam seus projetos, dificuldades e desafios. A partir disso, o time de designers, programadores e especialistas em experiência do usuário remodelam o projeto do aluno dando um toque profissional ao app.

As turmas são reduzidas para dar maior atenção aluno por aluno e garantir a altíssima qualidade em cada projeto, sem contar com as reuniões com dicas e palestras exclusivas. A Mentoria Design Prata por enquanto não é ofertada amplamente ao público porque o foco é trabalhar com poucos projetos garantindo alto nível de discussões entre os participantes.

O desenvolvedor que desejar entrar para o seleto grupo da mentoria precisa entrar em contato com a equipe comercial para saber mais detalhes sobre as datas de novas mentorias.

A conclusão é que o mercado mobile está cada vez mais aquecido e não há previsões de quedas expressivas no setor. Investir em qualidade visual, sofisticação de layouts e em experiência do usuário aumenta as chances de fechamento de novos negócios e/ou propostas de emprego. É preciso ter em mente sempre que apps bem feitos são mais bem avaliados pelo mercado como um todo.

Adriano Santos
[email protected]
WhatsApp.: (11) 9-9831-0204

Curso Design de Aplicativos
https://adrianosantostreina.com.br/cp-designdeaplicativos/

Website: https://adrianosantostreina.com.br

Web Site: