Projeto de música para crianças e jovens faz série de workshops em escolas públicas a partir desta quinta-feira, dia 5

São Paulo 3/3/2020 –

A Orquestra Praticatatum promoverá a terceira edição do Projeto Papo de Música (o), com apresentações musicais didáticas em escolas públicas, organizações comunitárias e público em geral nas comunidades periféricas da cidade de São Paulo e Mogi das Cruzes.

O objetivo das apresentações é gerar cultura baseada no aprendizado dos estudantes, transmissão do conhecimento e lazer para as comunidades.

A primeira apresentação de 2020 será no dia 5 de março, quinta- feira, com oficinas às 11hs da manhã e apresentação às 13h30, na E.E Guiomar Rocha Rinaldi, na Zona Oeste, da cidade de São Paulo. A escola fica na Rua Dom Francisco Cardoso Ayres, 285 – Jd. Cambara – São Paulo -Telefone: (11)37820781.

Apresentações musicais

Serão realizadas dez apresentações para o público em geral, envolvendo as comunidades do entorno do Praticatatum (Zona Oeste de SP), e bairro do Botujuru, em Mogi das Cruzes/SP, com participação de dez escolas públicas, CEUs (Centro de Educação Unificado) e organizações comunitárias.

O repertório contempla diversos estilos musicais: baião, xote, xaxado, sambas, blues, rock and roll, bossa-nova, jazz e música clássica. Os jovens da Orquestra apresentarão breves biografias dos compositores e algumas particularidades: histórias, causos, jeitos e trejeitos combinando informação e entretenimento.

Oficinas e palestras

No local do evento, serão realizadas oficinas estruturadas com instrumentos e outros suportes, sempre antecedendo os espetáculos. Haverá exposições sobre técnicas, músicas, histórias e todo o universo que cerca um instrumento musical.

Os professores do projeto Praticatatum também realizarão palestras e oficinas de apreciação e percepção musical aos docentes das escolas e instituições convidadas.
Eles abordarão conteúdos sobre história da música, formas musicais, estilos, gêneros e a manipulação dos instrumentos musicais como técnicas de musicalização infantil.

Cursos

O projeto, que tem como público-alvo comunidades, famílias, jovens estudantes (crianças e adolescentes), adultos e professores, oferece cursos de percussão, tecnologia musical, harmonia (contrabaixo, guitarra, violão e teclado), canto, cordas e sopros.

Sobre a Associação Praticatatum

A Orquestra integra a Associação Praticatatum, que atua com educação musical, possibilitando a integração de seus participantes em um ambiente musical, educativo e artístico, utilizando a música como um fundamento para o conhecimento geral no exercício da cidadania.

O público atendido para as aulas de música é constituído por crianças, jovens e adultos que se dividem nas entidades parceiras: Liga Solidária e Fundação Julita. A Associação possui duas Orquestras Praticatatum, formadas por estudantes de 14 a 21 e 7 a 14 anos, residentes nas comunidades da região.

A Orquestra Praticatatum trabalha para desenvolver, por meio da música, a sensibilidade, a cidadania, as habilidades artísticas e intelectuais dos jovens. O projeto surgiu em 2008, como expansão do curso de percussão que vinha acontecendo desde 2002 no Programa I.D.E.A.L, do Educandário Dom Duarte – uma das unidades de atendimento social da Liga Solidária.

Ao longo desses 12 anos, estudantes que participaram da iniciativa sentiram em suas trajetórias a influência da música: alguns seguiram em seus projetos musicais próprios, outros ingressaram no mercado de trabalho voltado à música e há ainda alunos que, influenciados pela experiência vivida ao fazer parte da Praticatatum, investiram fortemente nos estudos e ingressaram em universidades de ponta.

O projeto é patrocinado pelas empresas Kimberly Clark Brasil, Dr.Oetker Brasil e Waelzholz Brasmetal, mantendo um corpo efetivo de professores, equipamentos e ações que contribuem para o melhoramento da prática educativa.

Website: https://www.praticatatum.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/projetopraticatatum/
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=iakcsh7GqOQ

Web Site: