Projetos da campanha #IncentivaSC promovem retomada econômica no estado

Santa Catarina 9/10/2020 –

Com apoio da Fapesc, Incentiv.me está arrecando recursos via impostos para 13 iniciativas de oito regiões do estado

Os projetos catarinenses voltados para ações sociais e de retomada econômica podem receber recursos pela campanha #IncentivaSC, lançada pela startup de inovação tributária Incentiv.me em agosto deste ano. O objetivo do movimento é mobilizar empresas e pessoas para que os recursos públicos sejam revertidos mais rapidamente à sociedade, ajudando a reduzir os impactos da pandemia. No portfólio, são 13 projetos de diversas regiões do estado aptos a receber recursos.

Por meio da campanha, é possível redirecionar impostos como o ISS, IPTU e imposto de renda para projetos sociais. “E isso automaticamente vai ser revertido em empregos e renda para as pessoas envolvidas com os projetos direta e indiretamente. O dinheiro do imposto de renda e até parte do ISS e do IPTU demoraria algum tempo até retornar à sociedade. Com as doações diretas ou via incentivo fiscal, as pessoas mais vulneráveis teriam acesso ao recurso, gerando uma retomada econômica mais rápida”, explica o CEO da Incentiv.me, Douglas Nicolau.

As 13 iniciativas cadastradas na plataforma Incentiv.me trabalham com a proteção social e formação de jovens e crianças; visam gerar oportunidades e garantir a circulação financeira e atendem pessoas em vulnerabilidade. No dia 22/10, às 16h30, a Incentiv.me irá realizar um Pitch Day com 5 proponentes de projetos do movimento #IncentivaSC para apresentar sua iniciativa a investidores e a sociedade em geral. Após os pitchs, será realizada uma mesa redonda com perguntas dos convidados. Participarão do pitch apenas projetos aptos a receber recursos por meio do direcionamento de Imposto de Renda.

Um dos projetos do portfólio e que participará do Pitch Day é o “Ciranda da pessoa idosa”, aprovado no Fundo do Idoso e idealizado pelo Município de Itá. O objetivo é viabilizar momentos de integração, inclusão, convívio e informações sobre cuidados com a saúde. Tudo através de atividades culturais, educativas, esportivas e sociais que são desenvolvidas nos encontros mensais nos grupos de Convivência da Terceira Idade do interior e área urbana da cidade.

O projeto Artistas de Impacto, idealizado pelo Impact Hub em parceria com o Grupo Sintonize e aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, também participará do Pitch Day. A iniciativa consiste na realização de uma programação artística diversa durante sete dias, em parceria com os Impact Hubs de Manaus, Recife, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Curitiba e Florianópolis. A programação será composta por capacitação para artistas de todo o país (pensando nas ODS 4, 8 e 17 da ONU), live sobre os ODS com convidados especiais, apresentação de artes cênicas apresentação musical, além de lançamentos de exposição virtual de artes visuais e produto audiovisual produzido durante o projeto.

A Escola Integral de Cultura Urbana é outra iniciativa apta a receber recursos pela campanha. Aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, o projeto da Agenda Centro de Artes Urbanos pretende levar arte e educação por meio da cultura Hip Hop para 240 crianças e adolescentes entre 8 e 12 anos. Serão oferecidas 270 horas de atividades para as crianças participantes do projeto, com oficinas três vezes por semana – atendendo ao pilar de formação de jovens da campanha.

Aprovado no Fundo para Infância e Adolescência, o projeto Biodiesel na escola prevê a execução de um programa de educação ambiental para crianças e adolescentes no município de Tijucas/SC, promovendo ações socioambientais sobre sustentabilidade, cidadania e biocombustíveis, integradas a uma campanha de coleta de óleo vegetal residual, para posterior reciclagem e transformação em biodiesel. Apoiar a filantropia é contribuir para a multiplicação do alcance desses projetos. Segundo os dados da Receita Federal, as instituições filantrópicas da área da assistência social geram um retorno de R$ 12,02 para cada R$ 1,00 investido de imunidade previdenciária. Além destes, projetos de das cidades de Jaraguá do Sul, Tijucas, Brusque, Chapecó, Criciúma e Balneário Camboriú podem receber recursos de empresas e pessoas.

#IncentivaSC tem apoio da Fapesc

A campanha regional de retomada econômica contou com R$ 80,4 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). Com o recurso aprovado via edital, será desenvolvido um sistema de transparência em que será possível acompanhar todo o percurso do dinheiro até o impacto social do investimento. A intenção é, além de incentivar a solidariedade, dar mais transparência às doações durante a pandemia.

“A ideia é que não apenas o processo de doação seja pensado de forma prática, mas também o acompanhamento. Nós vamos calcular o impacto que cada projeto está trazendo, vamos mensurar o ROI (Retorno Sobre Investimento) social, saber as métricas de performance dos projetos e ter dados muito mais robustos”, comenta a COO, Thais Nicolau.

Ao incentivar um projeto, a empresa tem acesso gratuito à Monitore, ferramenta de transparência da Incentiv.me que foi aprovada em 1o lugar no edital da Fapesc para empresas catarinenses que assumiram seu papel no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus. Com ela, será possível mensurar o impacto social sobre o investimento de cada patrocínio em tempo real. A utilização da Monitore é uma das contrapartidas oferecidas para as empresas participantes da campanha.

O que: Pitch Day #IncentivaSC
Quando: Dia 22/10 às 16h30
Onde: O evento acontecerá via Zoom. As instruções de acesso serão fornecidas pela organização próximo ao início do evento.
Inscrições: https://www.sympla.com.br/pitch-day-incentivasc__1000301

Mais informações: https://empresas.incentiv.me/incentivasc/