Projetos do programa CovidZero podem receber recursos por meio das leis de incentivo fiscal

São Paulo (SP) 24/4/2020 – “A proposta é que a empresa antecipe o recurso para abril ou maio, com objetivo de ajudar as instituições sociais nessa fase tão difícil”

Um grande desafio imposto pela Covid-19 foi a velocidade de resposta de governos e organizações em manter as atividades essenciais em funcionamento. Por isso, a Incentiv.me criou o programa CovidZero com o intuito de unir empresas a instituições sociais que reduzem os danos da pandemia e ajudam pessoas em vulnerabilidade. O programa utiliza das leis de incentivo (Fundo para Infância e Adolescência e Fundo do Idoso) para promover a força corporativa a favor da proteção social. O objetivo do programa é arrecadar R$ 25 milhões.

O CovidZero possibilita o redirecionamento do Imposto de Renda de pessoas (até 6%) e empresas (2%) para os projetos selecionados, além da doação direta para ser convertida em equipamentos, vacinas, testes, máscaras e outras ferramentas necessárias para o combate à pandemia. A ideia é que as empresas antecipem o recurso para viabilização dos investimentos. Em vez de realizar o incentivo no final do ano, este aporte acontece nos próximos meses.

“A base de cálculo é o Imposto de Renda – Pessoa Jurídica puro, sem o adicional dos 10% e sem a contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL). A proposta é que a empresa antecipe o recurso para abril ou maio, com objetivo de ajudar as instituições sociais nessa fase tão difícil. Para esses projetos, conseguimos aproveitar 2% do IRPJ de empresas enquadradas no lucro real”, explica Douglas Nicolau, CEO da Incentiv.me. Para fomentar o uso das leis de incentivo no combate à Covid-19, a Incentiv.me oferece de maneira gratuita um estudo de diagnóstico e cálculo de potencial de incentivo, para identificar todos os benefícios fiscais que a empresa pode aproveitar.

Os projetos aptos a receberem recursos pelo programa atendem três pilares principais: saúde e prevenção (ampliação de atendimento, aquisição de equipamentos, assistência médica); manutenção (continuidade dos atendimentos, garantia dos direitos da criança, adolescentes e idosos e adaptações de espaço físico) e geração de renda e assistência à família (projetos de oportunidade profissional para classes em vulnerabilidade financeira e doação de produtos e alimentos).

Dentro de tais pilares, a Incentiv.me mapeou 17 projetos de diferentes regiões do Brasil que podem ser acessados pelo link: app.incentiv.me/pt/users/covidzero. Instituições como a Santa Casa de Misericórdia, Hospital de Base de São José do Rio Preto e Calábria possuem projetos em captação pela Incentiv.me. O incentivo pode ser feito diretamente via plataforma por meio de boleto ou cartão de crédito. A dedução deverá ser realizada pela Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda 2021.

Programa CovidZero by Incentiv.me
Mais informações: empresas.incentiv.me/covidzero/