Proposta de edital do leilão do 5G é aprovada pela Anatel

São Paulo 5/3/2020 –

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) finalmente deu andamento à proposta de edital do leilão do 5G. Depois de algumas discordâncias com o Conselho Diretor, o conselheiro Moisés Queiroz Moreira apresentou relatório em conformidade com o processo, e a licitação deverá acontecer já no começo de 2021.

Edital passará por período de aprovações e adaptações

O edital ainda ficará 45 dias em aberto para consulta pública antes de retornar para uma última análise da Anatel. O último passo será passar pelo TCU (Tribunal de Contas da União) para crivo. O leilão do 5G é um dos eventos mais aguardados pelo setor de Telecom, e deverá movimentar cerca de 20 bilhões de reais em investimentos e arrecadação.

O conselheiro também adicionou 100 MHz na faixa de 3,5 GHz, fazendo com que o espectro passe de 300 MHz para 400MHz. Moreira ainda pretende deixar as soluções para mitigar as interferências de sinal do 5G por antenas parabólicas de TV para o período de consulta pública. Há a possibilidade de utilizar filtros nas antenas e, também, passar os canais para um espectro superior.

As operadoras chegaram à conclusão de que preferem o uso de filtros para combater a interferência causada pelo sinal das antenas parabólicas. A ideia também foi aprovada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que já liberou portaria sobre o tema.

Nas palavras do conselheiro: “Com 100 MHz a mais, entendo que existe espaço para abarcar interessados de diferentes portes, acabando com barreiras e permitindo abarcar interessados de pequeno porte”.

Relatório aprovado contempla pequenas e grandes teles

Moreira propõe dividir 400 MHz em dois grupos de 100 MHz e um bloco de 80MHz para âmbito nacional, além de dois grupos de 60 MHz visando a regiões (para permitir a participação de operadoras menores e de novatos na primeira rodada do leilão). Se o bloco que se destina às pequenas corporações não for leiloado, será oferecido a todas as interessadas em uma segunda rodada. No caso, será dividido em 20 MHz e 40 MHz, respectivamente.

O que se planeja para os grupos regionais é subdividir o país em 7 áreas, considerando as cinco regiões do país, menos o Estado de São Paulo e a região do Triângulo Mineiro, que são áreas de concessão da Algar Telecom. A Região Norte será a primeira licitada, por se tratar da menos atrativa e, caso ninguém demonstre interesse, será leiloada junto a São Paulo.

Gestão de telefonia: como tirar o melhor proveito do 5G

A gestão de telefonia será crucial após a implementação do 5G no Brasil. Por meio de uma boa gestão, é possível encontrar os melhores planos de telefonia móvel, fixa e de internet para a sua empresa.

A iPartners é uma empresa de gestão de telefonia que realiza rateio de contas e auditoria, além de contar com sistemas de redução de custos de contas telefônicas, podendo diminuir os gastos em até 35%. A iPartners também oferece serviços de outsourcing, de forma que o cliente não precisa se preocupar em perder tempo negociando com a operadora. A própria iPartners intermedia e resolve o que for preciso.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre gestão de telefonia e veja como a iPartners pode ajudar sua empresa.

Website: https://ipartners.com.br/

Web Site: