Psicólogos atendem gratuitamente quem está em isolamento social

Rio de Janeiro 15/5/2020 – Camila Almeida, criadora do projeto e responsável pela triagem dos pacientes, diz que o pedido para participar é feito via Instagram.

A LISTA PSI RJ reuniu alguns de seus assinantes e está oferecendo atendimento psicológico online e gratuito para qualquer questão relativa ao Coronavírus

Em tempos de isolamento social, as medidas de proteção contra o Coronavírus são essenciais para ajudar a controlar os efeitos da pandemia. Mas além delas e do cuidado com a saúde física, existe uma outra coisa que precisa de atenção e é pouco falada: a saúde mental.

Ficar longe da família, dos amigos e do ambiente de trabalho pode trazer ainda mais angústias, medos e preocupações do que as já enfrentadas no dia a dia. Crises de ansiedade, depressão e outras condições podem surgir nesse momento e precisam de cuidado e atenção.

Pensando no bem-estar mental das pessoas que estão em isolamento social, a LISTA PSI RJ, uma rede de notícias da área de psicologia do Rio de Janeiro, se mobilizou para oferecer atendimentos psicológicos gratuitos e online para quem precisa de ajuda com questões diretamente relacionadas à COVID-19 e às mudanças que a pandemia causou na vida das pessoas.

A organização da lista fez uma triagem entre seus assinantes garantindo que todos estivessem com CRP e cadastro no site e-psi ativos – esses são pontos obrigatórios para psicólogos que queiram atender à distância.

São 190 psicólogos, hoje, que já atenderam e ajudaram mais de 600 pessoas online. O processo é simples e o tempo de espera é de, em média, um dia depois da inscrição. Camila Almeida, criadora do projeto e responsável pela triagem dos pacientes, diz que o pedido para participar é feito via Instagram.

“No primeiro contato, converso com a pessoa tentando entender as demandas que ela traz, checando se são mesmo em função da pandemia, e explicando as regras do projeto. Depois disso, encaminho para um dos psicólogos habilitados. São duas consultas totalmente gratuitas e nosso tempo de espera para a primeira está em cerca de um dia” – explica ela.

Não existe taxa de participação e nem obrigatoriedade de continuar com as consultas depois dos dois encontros gratuitos iniciais. Em função da gravidade das demandas, muitas envolvendo pessoas com crises de ansiedade, perda de apetite e insônia, os profissionais envolvidos no processo estão dedicados a atender a todos o quanto antes.

Para quem está precisando de ajuda, ou para profissionais que queiram realizar atendimentos, a inscrição é feita no perfil da lista no Instagram:  https://www.instagram.com/psiriodejaneirorj e quem não tem Instagram pode participar igualmente basta clicar no link que consta no Instagram da LISTA PSI RJ.

Website: https://www.instagram.com/psiriodejaneirorj/

Web Site: