Quais facilidades o trabalho de um consultor traz para a empresa?

Rio de Janeiro 30/1/2020 – “Uma boa consultoria tem que ter habilidade suficiente para saber que muitas vezes o cliente não será agradado.”

Por que contratar uma consultoria? Esse é um questionamento que muitos gestores de grandes, médias e pequenas empresas costumam fazer. Na maioria dos casos, falta conhecimento sobre como a consultoria colabora efetivamente para o cumprimento das metas preestabelecidas.

O trabalho realizado por um consultor é profundo e deve ser feito por profissionais capacitados, com vasto conhecimento sobre o tema. Baseado em um diagnóstico detalhado sobre o funcionamento da empresa, identificando as falhas e projetando as soluções, o consultor é capaz de, se necessário, desenhar, redesenhar, acelerar e pausar um plano estratégico já em andamento.

Alguns benefícios da consultoria empresarial merecem ser destacados. O primeiro passo para o sucesso é a relação de confiança, onde diretores devem abrir, de forma espontânea, as fragilidades da empresa. Após estabelecida a compatibilidade no trabalho, o foco se volta para a relação com o colaborador. A opção nunca é dispensar para reduzir os custos, mas buscar soluções em conjunto para que o projeto estabelecido caminhe de forma saudável e satisfatória.

Founder da MR16 e consultor empresarial, Marcelo Reis compara o trabalho realizado nas corporações com o de um personal trainer.

“Nosso trabalho é semelhante ao realizado por um personal trainer. Ao chegar em uma academia, o professor de educação física procura saber a meta do novo aluno. Após isso, mede o peso, a massa muscular e toda a estrutura corporal para determinar a série de exercícios que devem ser realizados. E é exatamente esse o trabalho dentro de uma empresa. Destrinchamos, com base no objetivo passado, toda a estrutura ali presente, visando sempre o melhor caminho a ser tomado, tendo bastante atenção a cada passo.”

Após toda a análise realizada, é a hora de sentar com as pessoas que tomam as decisões na organização, tirar as dúvidas e solucionar os pontos conflitantes, que colocam em risco e dificultam todo o planejamento.

“O principal ponto que observei atuando como consultor foi a dificuldade em planejar. Os principais questionamentos são: será que estamos indo na direção correta? Será que eu conseguimos ter uma análise fora do caixa? Será estamos conseguindo observar quais as tendências do mercado?… Nesse momento também aparamos as arestas que causam divergências de pensamentos dentro do núcleo diretor.” explica o consultor

Por fim, e não menos importante, Marcelo Reis destaca a importância do consultor ter a capacidade de olhar a empresa de fora, sem se envolver com o lado político ali existente.

“Uma boa consultoria tem que ter habilidade suficiente para saber que muitas vezes o cliente não será agradado. É uma situação diferente da empresa, onde todos se conhecem e vão falar apenas o que querem escutar, as coisas boas. A consultoria tem a responsabilidade de sair dessa esfera e conseguir entender o que está acontecendo de uma forma isenta, buscando alcançar as ações necessárias para alcançar o objetivo, seja ele qual for.”

Website: http://mr16.com.br/