Quais são as tintas mais adequadas para enfrentar muito sol, chuva e maresia

São Paulo 23/10/2019 – As tintas Premium e Super Premium são as categorias de tintas mais indicadas para essa utilização. Ambas podem ser usadas em áreas internas e externas.

Verão chegando e com ele as tão aguardadas férias. É hora de dar uma renovada no imóvel da praia e nada melhor do que uma boa pintura. Para não ter dor de cabeça, é muito importante a escolha de um produto que resista à ação da maresia, da chuva e do sol – grandes vilões da conservação de uma casa no litoral.

Verão chegando e com ele as tão aguardadas férias. É hora de dar uma renovada no imóvel da praia e nada melhor do que uma boa pintura. Para não ter dor de cabeça, é muito importante a escolha de um produto que resista à ação da maresia, da chuva e do sol – grandes vilões da conservação de uma casa no litoral.

As tintas Premium e Super Premium são as categorias de tintas mais indicadas para essa utilização. Ambas podem ser usadas em áreas internas e externas e são bem resistentes às intempéries, assegurando mais durabilidade à pintura e mantendo o ambiente protegido.

Para combater outro grande inconveniente muito comum na região litorânea – o mofo, em função da umidade -, além de escolher a tinta mais adequada, é importante preparar bem o local antes de receber a pintura. Para isso, deve-se lavar a superfície com água sanitária e água potável, esperar uma hora para fazer efeito e só depois fazer o enxágue. Deve-se repetir essa operação até que o mofo suma. Para cada medida de água sanitária, usar duas medidas de água potável. Outra opção é utilizar produtos específicos para esse tipo de limpeza, vendidos nas lojas de tintas, e que eliminam mofo, bolor e algas. É importante destacar que, depois desses procedimentos, deve-se esperar a secagem total da superfície para então aplicar a tinta.

A maresia pode provocar bolhas, estufamento e descascamento da tinta. Para evitar esse problema, é preciso lavar periodicamente toda a superfície pintada com água e detergente, enxaguar e deixar secar. Agora, se o problema já ocorreu, a medida corretiva é raspar e lixar bem as áreas afetadas, aplicar uma demão de fundo preparador, corrigir as imperfeições com massa niveladora para interior ou massa niveladora para interior/exterior e repintar com uma tinta de qualidade e adequada ao local.

Também os elementos de madeira, como janelas, portas e portões, precisam de atenção especial nas regiões litorâneas. A aplicação de vernizes de qualidade reconhecida evita absorção de água e umidade e protege contra os efeitos do sol e do calor.

Antes de pensar em pintar uma parede ou até mesmo um imóvel por completo, é importante saber que existe uma ferramenta que ajuda o consumidor a não comprar “gato por lebre”. A plataforma digital www.tintadequalidade.com.br lista as marcas de tintas que cumprem os requisitos estabelecidos nas normas técnicas e as que estão em não conformidade.
A plataforma Tinta de Qualidade reúne essas listas e permite a consulta do status de uma marca ou empresa. É uma ferramenta de defesa do consumidor, pois permite consultar se o produto que ele está pensando em levar para sua casa é testado e aprovado ou é um produto fora das especificações.

Quer saber mais sobre o PSQ – Tintas Imobiliárias? Confira nosso vídeo neste link.
Sobre o Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias
Coordenado pela ABRAFATI, o Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias integra o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do governo federal, que visa melhorar a qualidade e modernizar os produtos do setor da construção civil. O PBQP-H foi criado pelo governo a partir da premissa de que a não conformidade técnica de materiais e componentes da construção civil resulta em habitações e obras civis de baixa qualidade, afetando o cidadão, as empresas e o habitat urbano como um todo.
O PSQ – Tintas Imobiliárias atesta a qualidade das tintas no mercado brasileiro por meio de análise de produtos com base nas normas técnicas publicadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O programa tem como objetivo principal garantir que as tintas imobiliárias colocadas no mercado apresentem desempenho satisfatório e estejam em conformidade com as normas vigentes, oferecendo aos consumidores produtos com qualidade reconhecida.

_______________________________
Informações para a imprensa:
TREE COMUNICAÇÃO
(11) 3797-6657
Elaine D’Avila
[email protected]

Website: http://www.tree.inf.br

Web Site: