Quais são os melhores celulares para idosos?

São Paulo 19/5/2020 – Um dos pontos a serem levados em consideração na hora de alguém com mais idade ter um celular é o aspecto da facilidade no uso do aparelho.

A questão é que muitos idosos precisam de celulares que se adequem às suas necessidades, sejam elas quais forem. Por isso, aqui estão alguns dos melhores aparelhos para serem usados por quem já chegou na “boa idade”.

Há quem diga que os celulares foram feitos única e exclusivamente para serem usados pelos mais jovens. Além de engano, é um preconceito. Na verdade, esses aparelhos podem ser usados por qualquer pessoa, de qualquer idade.

A questão é que muitos idosos precisam de celulares que se adequem às suas necessidades, sejam elas quais forem. Por isso, aqui estão alguns dos melhores aparelhos para serem usados por quem já chegou na “boa idade”.

Como fazer a escolha?

Um dos pontos a serem levados em consideração na hora de alguém com mais idade ter um celular é o aspecto da facilidade no uso do aparelho. Ou seja, é necessário que os comandos do celular sejam simples, descomplicados e intuitivos.

Cabe levar em consideração também o tamanho da tela, e se os aplicativos possuem ícones muito pequenos, ou simplesmente se precisam de vários caminhos até concretizarem um determinado comando. São cuidados importantes, pois com o passar da idade, funções cognitivas e reflexos vão ficando mais limitados.

Se o celular tiver o tamanho adequado para a necessidade daquele determinado usuário, certamente, isso facilitará a visualização dos ícones e das mensagens em geral. Mesmo aqueles idosos que precisem usar óculos poderão, com esse cuidado, enxergar toda a tela do celular.

Caso o aparelho, inclusive, tenha a função touchscreen, uma tela grande é ainda mais necessária, visto que a digitação dos dados precisará ser feita diretamente nela. Se o celular tiver teclas, elas também precisam ser grandes e bem espaçadas.

E, é preciso ficar atento também à memória do aparelho, seja ela interna ou em cartão SD. Isso porque, na maioria das vezes, idosos irão usar bastante esse recurso, enchendo a memória do aparelho de fotos, vídeos e músicas.

Android x iOS

Dentre os sistemas mais populares à disposição no mercado, o Android é o melhor para quem tem uma idade um pouco avançada. Isso porque ele possibilita um número maior de aplicativos para download, além de atualizações constantes e programas que são muito úteis para os idosos no final das contas.

As letras de alguns dispositivos já são naturalmente grandes, porém, é interessante aumentar a fonte do aparelho, algo que tem na maioria dos celulares por aí. Como fazer isso? Acessar Configurações do Aparelho, depois Acessibilidade e, por fim, Tamanho da Fonte.

Demais acessórios

Dois itens que podem ajudar bastante no manuseio dos idosos com os seus aparelhos é uma capa protetora em silicone e uma película de vidro. São acessórios que servem para proteger o celular de possíveis quedas, além de melhorarem a aderência ao aparelho.

Outro item que também pode ser bastante interessante são os fones de ouvido, sendo que os mais indicados para pessoas de idade avançada são os supra-auriculares e circumaurais. São modelos que conseguem cobrir as orelhas, possuindo uma qualidade de som melhorada, além de serem mais confortáveis e menos prejudiciais à audição dos idosos.

Melhores celulares para idosos

Moto X Play
Sendo um smartphone bem robusto, o Moto X possui uma tela cujo tamanho é de 5.5 polegadas, o que é muito bom para quem dificuldades na visão. É igualmente bom o seu processador, ideal para downloads mais pesados.

Por sinal, por ter um processador muito bom, dá para baixar jogos que auxiliam no desenvolvimento de reflexos e funções cognitivas daqueles que são mais idosos, sendo uma ótima opção de lazer para eles.

DL YC-110
Mesmo sendo considerado um aparelho muito “comum”, o DL YC-110 possui uma tela quadrada e teclas bem grandes, facilitando o manuseio de usuário que seja mais idoso, já que deixam a digitação mais certeira.

Sem contar ainda que esse aparelho tem um botão SOS, que fica localizado justamente na parte de trás desse celular, e que permite ligar ou enviar mensagens a até 5 números cadastrados previamente quando acionado. É um importante artifício para casos de emergência, para que pessoas próximas aos usuários desse celular sejam aviadas a respeito de alguma urgência.

Multilaser MS50 Senior
Um smartphone desenvolvido especialmente para os usuários de mais idosos. Mesmo com funções totalmente feitas com touchscreen, a pessoa não terá grandes problemas com esse aparelho, visto que os ícone são grandes e o teclado ocupa praticamente toda a tela do celular, o que deixa a digitação bem melhor.

O tamanho da tela é de 5 polegadas (o que é muito bom para quem tem problemas de visão), e o aparelho ainda possui 2 câmeras, sendo uma frontal, e outra traseira, além de possui uma capacidade de armazenamento de arquivos muito boa.

Motorola Moto Z
Com este aparelho, o usuário mais idoso terá um celular com tela grande e uma boa capacidade de bateria, o que é excelente para aqueles que esquecem frequentemente de carregar o celular o tempo todo. Mesmo com uso intenso, a bateria costuma ter duração de um dia inteiro.

Além disso, o usuário também consegue programar programas de voz, o que pode, por exemplo, desbloquear o teclado do celular, ou mesmo realizar uma ligação. Em casos de emergência, é um excelente artifício.

Lemon Sensi 2G LM-754
Mais um telefone que pode ser considerável “básico”, mas, que atende perfeitamente às necessidades de um público mais idoso. Bastante prático, esse aparelho possui um botão de SOS, que, assim que acionado, entra em contato com números pré-programados.

As teclas deste celular, além de serem grandes, ainda “falam”, ou seja, dizem qual tecla foi acionada após apertada, seja para número ou letra.

LG G4 Stylus
Trata-se de um smartphone da LG com tela grande e bem límpida, o que faz com que os ícones e o tamanho das letras sejam adaptados de maneira correta para serem visualizados de maneira correta pelo usuário.

Isso sem contar que esse aparelho ainda vem com uma caneta, o que facilita bastante o seu uso. Caso o idoso tenha dificuldade com letras bem pequenas, por exemplo, é só ele digitar com a caneta, ou simplesmente escrever e enviar recados com a sua própria letra, o que ainda serve como uma espécie de exercício para ele.

Website: http://melhoresofertas.net/

Web Site: