Qualificação e inovação no saneamento ambiental: cursos online da ABES-SP são sucesso de participação

São Paulo 8/7/2020 –

Realizados de forma virtual, devido à pandemia do coronavírus, os treinamentos promovidos pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES Seção Paulo visam à capacitação técnica dos profissionais do setor e estão recebendo inscrições de todo o Brasil.

Para continuar promovendo a qualificação profissional para o desenvolvimento do setor de saneamento ambiental em meio à pandemia do coronavírus, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Paulo (ABES-SP) inovou e lançou uma série de cursos online. A iniciativa superou as expectativas e os treinamentos, que objetivam transmitir conhecimento técnico, são sucesso de participação, recebendo alunos de várias partes do Brasil.

Um dos cursos em destaque é o que trata sobre “Detecção de Irregularidades em Ligações Domiciliares”, com o professor Nilton Zaniboni, que já está formando sua 5ª turma. As aulas ocorrerão nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, das 8h às 12h. Para saber mais, basta clicar aqui: https://bit.ly/31yJCxT

O Portal ABES-SP conversou com alguns alunos sobre a ação de levar as aulas para o ambiente virtual. Os profissionais enaltecem a entidade pelo posicionamento inovador diante do atual cenário.

Fernanda do Carmo Santos, funcionária da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e aluna do Curso Online de Detecção de Irregularidades em Ligações Domiciliares, afirma que o tema de estudo é muito interessante e contribuirá imensamente com o seu trabalho. “Sou encarregada do segmento de Detecção de Irregularidade, na Sabesp Itaquera. Meu trabalho exige atualização sobre as inovações disponíveis no mercado, pois todos os dias surgem novas formas de fraudes”, explica.

Para ela, a ABES teve uma ótima iniciativa ao disponibilizar o conteúdo digital para o público. “As atividades não param, é preciso se renovar e se adaptar para continuar com os estudos”, realça Fernanda.

Flavio Salsoni, aluno do curso online de “Gestão de Resíduos”, com o professor Wagner de Miranda Pedroso, destacou a diversidade dos assuntos relacionados ao tema e disse que pretende implantar o conhecimento em sua empresa.

“O curso abordou diversos temas atuais sobre a área de resíduos. Sou sócio da Startup Valora, que atua nesse segmento. Pretendo aplicar a atualização e o conhecimento adquirido em nosso negócio”, conta. “A ABES mostrou-se estar atenta às necessidades dos dias atuais, disponibilizou um novo formato com pessoas experientes à frente do curso para transmitir a informação”, enfatiza Salsoni.

Este curso está recebendo inscrições para a segunda turma. As aulas serão realizadas de 5 a 7 de agosto, das 8h às 12h. Mais informações neste link: https://bit.ly/3dRouW0

Edson Anilo Cardoso, associado da ABES e funcionário da Companhia de Saneamento do Pará – COSANPA, também participante do curso de “Detecção de Irregularidades em Ligações Domiciliares”, diz que o formato digital, o conteúdo disponibilizado com material didático e videoaula, é um avanço para o saneamento e seus profissionais.

“O formato digital gera transmissão do conhecimento, novas competências e habilidades. É um avanço positivo na geração de mão de obra qualificada e de tecnologia de inovação para as empresas de saneamento, que possibilita o acesso à informação de qualquer parte do país. Já havia feito o curso de Introdução à Arbitragem [realizado na plataforma EAD da UNIABES], no qual pude implantar de maneira prática um novo projeto no meu trabalho. Pretendo me atualizar cada vez mais”, encerra o profissional.

O diretor e coordenador de cursos da ABES-SP, Agostinho Geraldes, comenta o êxito de mais esta realização da associação. “A ABES sempre conectada ao que acontece no setor do saneamento ambiental, ainda mais neste momento singular que vivemos em todo o mundo, vem realizando inúmeras iniciativas e inovando na forma em continuar fomentando o conhecimento, a participação e o engajamento de todos os associados, seus membros e à sociedade”, reitera. “O ABES Conecta é um sucesso nessa nova forma de interagir e os cursos online da ABES-SP têm um papel importante na disseminação do conhecimento técnico para a capacitação dos profissionais do setor e também de seus estudantes”, frisa. “Parabéns à ABES-SP por essa conexão ao momento em que todo o país vive, por ser moderna e pelo incessante trabalho junto ao Saneamento Básico e Ambiental”, completa Geraldes.

Outros cursos online da ABES-SP com inscrições abertas

Curso Online Controle de Perdas em Sistemas de Abastecimento Nível Técnico/Gerencial, dias 20 e 21 de julho.
Mais informações em http://abes-sp.org.br/cursos-e-eventos

Gestão de Água Potável e Esgoto”, com o professor Wagner de Miranda Pedroso, dias 27 e 28 de julho, das 14h às 18h. Mais informações em https://bit.ly/2ZquHTV

Curso Online Auditoria de Águas (Balanço Hídrico), dia 3 e 4 de agosto. Mais informações em http://www.abes-sp.org.br/cursos-e-eventos

Sobre a ABES

Com 54 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

ABES, há 54 anos trabalhando pelo saneamento e pela qualidade de vida dos brasileiros.

www.abes-dn.org.br

Website: http://www.abes-dn.org.br