Qualificação gera novas oportunidades no agronegócio

Brasília 8/1/2020 – Uma das instituições que vem ampliando a oferta de vagas nesse cenário é o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR

O agronegócio é um dos setores que mais se desenvolve no Brasil. Entre novembro de 2018 e de 2019, as exportações da soja cresceram 28,5% e a de carnes 19%. No total, o setor representa 46,6% das exportações brasileiras, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O bom desempenho é fruto da especialização cada vez maior das atividades agropecuárias, que contam com agentes mais qualificados graças ao aperfeiçoamento permitido pelos cursos técnicos e superiores.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que em 2010 havia 627 cursos técnicos ou bacharelados que se enquadravam na área “Agricultura, florestas e recursos pesqueiros”. Em 2016, esse número subiu para 766 formações, gerando um crescimento de 18% nos cursos e de 30% nas matrículas, considerando o mesmo período.

Uma das instituições que vem ampliando a oferta de vagas nesse cenário é o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, integrante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A instituição atua com foco na qualificação dos profissionais do campo, oferecendo desde cursos livres online até formações mais longas que buscam potencializar a profissionalização do agronegócio através do conhecimento.

Atualmente, o SENAR tem quase 2.000 vagas abertas para realização do Curso Técnico em Agronegócio no início de 2020, com polos em todas as regiões do Brasil. A fim de possibilitar o acesso a mais pessoas, a instituição desenvolveu o curso de modo gratuito e semipresencial, com 80% da formação online e duração de 2 anos. Para realizar inscrição no processo seletivo, que vai até 22 de janeiro, basta acessar http://bit.ly/2ujSNne.

Website: http://etec.senar.org.br/processo-seletivo-20201