Rally Ecológico colocou os competidores para acelerar nas trilhas do Mato Grosso

7/12/2020 – Rally Ecológico é mais do que um rali de regularidade, trata-se de um evento de cunho socioambiental, com plantio de mudas de árvores e doação de livros

Com responsabilidade e seguindo rigorosamente o protocolo de segurança da pandemia, o Rally Ecológico foi concretizado e fez a alegria de pilotos e navegadores. Grid contou com 103 veículos inscritos, com representantes de diversas cidades mato-grossenses

Em meio ao caos que o planeta vive, o Rally Ecológico superou todas as adversidades e concretizou a 12ª edição, que marcou o retorno das competições automobilísticas no estado do Mato Grosso. O Parque Tia Nair, em Cuiabá (MT) recebeu neste último sábado, 05 de dezembro, 103 veículos divididos nas categorias motos (Master, Over 40, Novatos e Big-Trail), carros (4×4 Master, Expedition, Turismo 4×2 e UTVs). O destino foi a Marina do Altayr, no Lago de Manso, Chapada dos Guimarães (MT).

Organizado pela Cronorally, o Rally Ecológico é mais do que um rali de regularidade, trata-se de um evento de cunho socioambiental, com plantio de mudas de árvores e doação de livros. “Neste ano, tivemos uma ação de última hora, onde arrecadamos ração para gatos e cachorros, que serão entregues para as ‘protetoras’ de animais abandonados. Recebemos mais de 200 quilos de ração”, falou o diretor geral da competição Luiz Galvan. “Para dar continuidade a essa iniciativa, a rede de Postos Morada Shell servirá como ponto de coleta para as pessoas que quiserem colaborar”.

Inicialmente, estava programado o plantio de 301 mudas de ipês e pequizeiro, que foram plantadas pelos competidores durante a prova (no entorno da rodovia MT 251 – no entrocamento com a MT 010 até a Fundação Bradesco). Além disso, ainda foram distribuídas mais mil mudas.

Mas não ficou por aí: de setembro (mês de árvore) até os dias que antecederam o rali, foram distribuídas mais de 20 mil mudas, na Rede de Postos Morada Shell. A parceria foi feita com o Juvam – Juizado Volante Ambiental do Mato Grosso.

Rally Ecológico 301 anos

O Rally Ecológico é um dos eventos off-road mais tradicionais do Mato Grosso e para 2020 o diretor técnico, Haroldo Pires, preparou um percurso de 200 quilômetros que chamou a atenção pelas belezas naturais, com destaque para o formato das rochas gigantes. Entre o Parque Tia Nair e a Marina do Altayr, os participantes passaram pela Comunidade Machado, Distrito de Aguaçu, Comunidade Carumbé, Distrito de Água Fria, Chapada dos Guimarães, Fazenda Nova e região do Lago de Manso.

Choveu na sexta-feira que antecedeu o certame, o que foi providencial pois formaram-se poças d’água para dar um pouco mais de emoção à disputa. O terreno foi misto, ora com areia, ora com cascalho.

Os campeões

Na categoria 4×2 Turismo, os campeões foram Gustavo Vilela/Leila Sambugari, seguidos por Klaiton Moreno dos Nascimento/Fernando Taveira, e Cleuber Parreira de Rezende/Isadora Queiroz Rezende, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Na categoria Toyota, os vencedores foram André Floriano Neto/Elaine Sene. Na segunda posição vieram Rodrigo Nogara Castilho/Virgiani Nogara Castilho, com Fernando Queiroz/Joanderson Souza, em terceiro.

Na categoria 4×4 Expedition, conquistaram o primeiro lugar André Gadelha/Victor Renan, em segundo ficaram Diego Ricardo Cadore/Adna Cadore, com Alvaro Antonio/Diego Zaffari, em terceiro.

Na categoria 4×4 Máster, José Tanganelli/Mateus Medina foram os mais regulares. Logo atrás vieram Alexandre Carvalho da Silva/Criatiane Raquel, com Braz Cesconetto/Marco Rogério Gardenal, em terceiro.

Na categoria UTV, o vencedor foi Arlindo Vilela, e Willian Teixeira Ramos foi o vice.

Na categoria Moto Máster, o piloto Antonio Moraes subiu no lugar mais alto do pódio, com Alessandro de Jesus em segundo, e João Fernando Campos Lima, em terceiro.

Na categoria Moto Over 40, vitória do piloto Moyses Arantes Morgado, a segunda posição foi ocupada por Ildemar Francisco Beal, e a terceira, ficou com Lauro Duraes.

Com o apoio da concessionária BMW Elite, o Rally Ecológico criou a categoria Big Trail, e proporcionou aos clientes da marca um sábado diferente com essas super máquinas. Entre os 14 participantes inscritos, o campeão foi Elton dos Santos Friedrich, seguido por Antonio Cassio Correia da Costa e Gilson Gregório.

Ao final do 12º Rally Ecológico, o diretor Luiz Galvan já anunciou que, para 2021, a competição será em novembro. “Agora, a organização se reunirá para fazer um balanço geral e pensar em algumas novidades para o próximo ano. Definiremos e divulgaremos em breve a nova data, para que todos já possam reservar o dia na agenda”, pontuou. “Agradecemos a Deus, aos patrocinadores e apoio, e principalmente, aos competidores para estarem conosco nesta empreitada. Em um ano de tantas incertezas, colocar o Rally Ecológico em prática foi uma grande vitória”, encerrou Galvan.

O Rally Ecológico Cuiabá 2020 é uma realização do Sportsmotor Clube de Automobilismo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio das secretarias de Cultura e Esporte.

Tem apoio das secretarias de Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Saúde e Educação, Secel/MT, Projeto Verde Novo – Juvam, PM, Ciopaer, Reolon Corretora de Seguros, D’ Rent a Car, Elitte Multiserviços, Tonon, Fórmula Lubrificantes, Postos Morada, Shell, Toyota, Via Láctea, Orion Veículos, Energisa, Secretaria de Estado de Cultura e Esportes, Munique Motors BMW, CDL Cuiabá, Sindipetróleo, Sena Pneus, Bridgestone, Águia Sul Transportes, Colégio Master, Skivo e Louvada, Grupo Gazeta de Comunicação.

A supervisão é da Faemt e CBA.

Website: http://www.cronorally.com.br/