Realidade aumentada e jogos podem tornar a integração de colaboradores mais efetiva e divertida

Porto Alegre 9/12/2019 –

Em 1969, o educador norte-americano Edgar Dale ficou mundialmente conhecido ao publicar o estudo “cone of learning”, ou “cone de aprendizagem”, que mostra que o cérebro humano retém de forma muito mais eficaz as informações quando existe um envolvimento ou uma experiência prática com o tema a ser assimilado. Referência até hoje, ele provou que, depois de duas semanas estudando um determinado tópico, uma pessoa seria capaz de se lembrar de 10% do que leu; 20% do que ouviu; 30% do que viu; 50% do que viu e ouviu; 70% do que disse em uma conversa ou debate; e 90% do que vivenciou a partir da prática.

Considerando que os programas de integração de colaboradores representam uma etapa fundamental no aprendizado dos profissionais recém-chegados, cada vez mais as companhias buscam soluções criativas para ir além das apresentações de slides e palestras. Afinal, é no momento de chegada que se promove o engajamento e o alinhamento sobre valores e processos das empresas por meio de um volume grande de informações, necessárias para o dia a dia da operação. Por isso, ele pode e deve ser mais atrativo, lúdico e, por consequência, eficiente.

É o caso do Grupo Sabemi, empresa do ramo de seguros e soluções financeiras, cujo programa Integrar é reconhecido por prêmios como o Top Ser Humano 2019 da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seção – Rio Grande do Sul (ABRH-RS). No início deste ano, por exemplo, a empresa passou a usar a tecnologia da realidade aumentada para contar sua história aos novos colaboradores. Nesta etapa do programa, os profissionais recebem um folheto com uma grande ilustração, representando a quadra onde está situada a Matriz e os prédios históricos do seu entorno, no centro de Porto Alegre – como a Casa de Cultura Mario Quintana e Usina do Gasômetro. Após instalarem um aplicativo em seus celulares, apontam os aparelhos para números demarcados no desenho e acionam diferentes vídeos sobre a trajetória e a cultura da empresa.

A Sabemi ainda aposta em jogos e dinâmicas como alternativa aos formatos tradicionais de exposição das informações. No momento de apresentar seu Código de Conduta, por exemplo, propõe um jogo de tabuleiro aos participantes, conduzido por um facilitador da área de Recursos Humanos. As cartas são divididas por cores, cada uma correspondente a um tema do código, com os textos impressos. Algumas delas também podem conter condutas reprovadas na empresa. O sorteio dos dados determina qual será a carta da vez, e o profissional deve ler seu conteúdo e indicar se ele é aceitável ou não para poder avançar. Após a brincadeira, cada novo funcionário ganha um baralho de presente, o que possibilita o fácil acesso às normas no cotidiano.

“Buscamos inovar no processo de aprendizagem de adultos, proporcionando interações com diferentes formatos de conteúdo. Acreditamos que, assim, a assimilação das informações se torna mais fácil e prazerosa, com efeitos a longo prazo que vão impactar o dia a dia desses profissionais e trazer melhores resultados para a organização”, comenta a gerente de Recursos Humanos, Paula Bizzi.

Website: https://www.sabemi.com.br/site/