Recuperação econômica favorece o mercado imobiliário

Salvador – Bahia 13/3/2020 – O mercado imobiliário é o motor da economia, com a geração de emprego, impostos e taxas. O que move esse mercado é o crédito imobiliário.

Taxas de juros mais baixas, sinalização da oferta de novas linhas de crédito, aumento do índice de confiança da construção civil, crescimento do PIB, inflação controlada e possibilidade de melhora na renda e emprego. Esses são alguns dos fatores que elevam a confiança do setor imobiliário para 2020, bem como as possibilidades e as vantagens de se investir em imóveis.

Taxas de juros mais baixas, sinalização da oferta de novas linhas de crédito, aumento do índice de confiança da construção civil, crescimento do PIB, inflação controlada e possibilidade de melhora na renda e emprego. Esses são alguns dos fatores que elevam a confiança do setor imobiliário para 2020, bem como as possibilidades e as vantagens de se investir em imóveis.

“O mercado imobiliário é o motor da economia, com a geração de emprego, impostos e taxas. O que  move esse mercado é o crédito imobiliário. Quando um grande e tradicional agente financeiro como a Caixa anuncia que irá ampliar suas linhas de negócios associadas ao financiamento imobiliário, reduzindo taxas e ofertando novas modalidades de crédito, isso traz ao mercado o otimismo necessário para investir”, opina o administrador financeiro da Jequitibá Construtora, João Pedro Tanajura. Ele lembra que, ainda em 2019, a Caixa lançou uma linha de financiamento imobiliário atrelada ao IPCA, e, em março de 2020, vai lançar uma linha de crédito imobiliário com juros fixos.

Não é de hoje que economistas e especialistas do setor financeiro apontam que aplicar recursos em imóveis é um bom negócio. Afinal, elementos como segurança, possibilidade de renda adicional, potencial de valorização e construção de um patrimônio são algumas das vantagens que esse investimento traz. Se, nos últimos anos, porém, esse setor teve desempenho tímido, impactado pelo cenário econômico, 2020 deve ser o ano da retomada.

No primeiro mês do ano, dados da Fundação Getúlio Vargas já apontam que o Índice de Confiança da Construção (ICST) avançou 2,1 pontos, atingindo 94,2 pontos, maior nível desde maio de 2014 (94,6).

É neste cenário que o empreendimento OAHU Alto do Imbassaí se destaca como uma boa opção para quem avalia um investimento imobiliário. Prova disso é que o imóvel já teve uma valorização de 30%, do lançamento do empreendimento até este começo de 2020.

Figura 1- perspectiva da fachada principal e parque de piscinas

“Hoje o OAHU se destaca pelo custo/benefício, pois é um empreendimento de alto padrão com um valor acessível, com uma excelente valorização, que deve crescer mais ainda após a entrega, pois a região de Imbassaí tem se apresentado como o novo foco dos investimentos imobiliários do Litoral Norte da Bahia”, salienta José Antônio Tanajura Filho, diretor comercial e técnico da Jequitibá Construtora.

Região cheia de possibilidades

Imbassaí se sobressai no cenário baiano como uma nova opção de veraneio e investimento no Litoral Norte. Vila situada em Mata de São João, tem uma localização privilegiada próxima, à Costa do Sauípe, administrado pelo Grupo Rio Quente, que em 2021, vai inaugurar a primeira etapa do parque aquático que promete ser o maior da América do Sul. Outra vizinha famosa é a charmosa Vila de Praia do Forte, com seu comércio forte, restaurantes badalados e praias lindas.

Figura 2- Vista área de Imbassai (BA) – Foto de Nilton Souza

 “Percebendo esse potencial a Jequitibá lançou o OAHU em 2018, um empreendimento pensado para atender ao público mais exigente e que reconhece uma boa oportunidade de investimento. Destinos turísticos consolidados como Imbassaí possibilitam também aos proprietários a opção de locação por temporada, que só cresce, em especial com as novas tecnologias, através de aplicativos como Booking e Airbnb. Dessa forma, os proprietários ainda podem fazer do imóvel uma
possibilidade de renda”, aponta José Antônio Tanajura Filho.

 

 

Ambiente favorável

A pesquisa Focus, divulgada no final de janeiro pelo Banco Central, aumentou a perspectiva de crescimento da economia nacional, contribuindo para o aumento do ânimo da construção civil, que projeta expansão de 3% em 2020, segundo informações da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

A perspectiva de um incremento mais consistente do PIB – para 2020, a previsão de incremento foi revisada de 2,32% para 2,40% – a melhora no consumo das famílias, que cresceu cerca de 0,8% no terceiro trimestre de 2019, no mercado de trabalho, na renda e na oferta de crédito apontam para uma retomada do consumo. Além disso, esses dados vêm acompanhados da perspectiva de uma inflação com crescimento abaixo da meta – 3,27% no acumulado dos últimos 12 meses, o que complementa o cenário de um ano mais propício para os investimentos.

“A palavra é favorável. O ambiente econômico e político está favorável ao investimento na produção e não na especulação financeira. No mercado imobiliário, há otimismo, com uma taxa de juros com tendência de queda, inflação controlada, perspectiva de discussão e aprovação da reforma tributária e administrativa e estabilidade política. Preparamos a Jequitibá Construtora para crescer nesse ambiente promissor de 2020”, afirma João Pedro Tanajura, diretor administrativo e financeiro da construtora, pontuando que este é o momento de comprar um OAHU.

Entre as vantagens da aquisição estão, além da qualidade do empreendimento e localização estratégica, o valor a ser investido e a forma de pagamento diferenciada, com entrada até a finalização da obra de apenas 10%, e 90% financiado pela CAIXA , com taxas e condições de contratação especiais.

Figura 3- Foto de drone da obra em fev-2020

“Estamos muito seguros do potencial do nosso empreendimento. O projeto nasceu com um conceito muito definido de família, segurança, lazer, modernidade, qualidade e preço. O arquiteto Tiago Martins, do escritório Architecs+Co, foi muito feliz em conseguir expressar o que queríamos, e aliamos o cuidado de estudar soluções técnicas e equilibrar os custos para oferecer um empreendimento comercialmente atrativo e financeiramente rentável para os sócios e investidores”, finaliza João Pedro.

Website: http://www.jequitibaconstrutora.com.br

Web Site: