Recuperação judicial e falência de pequenas e médias empresas revela falhas no sistema de gestão

Ribeirão Preto, São Paulo 24/4/2013 –

O Indicador Econômico Serasa Experian divulgado nesta semana mostra que as empresas têm linhas de crédito disponíveis no mercado, porém são acessadas em condições vantajosas majoritariamente por empresas de grande porte, que mantêm rígidos controles operacionais e de processos. Segundo estudo divulgado pelo Centro de Estudos do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, às companhias que têm faturamento anual superior a R$ 400 milhões são destinados a maior parte do crédito disponível no mercado. André Rocha, especialista em gestão de empresas da Exame Auditores Independentes, avalia que o cenário tem impacto direto no volume de recuperações judiciais e falências requeridas e deferidas.

Em março deste ano, das 49 empresas que entraram com pedidos de Recuperação Judicial, 40 eram de pequeno e médio portes, segundo o Serasa Experian. Somente uma das 54 empresas que tiveram falência decretada no último mês era uma grande empresa. André credita a baixa qualidade do crédito ofertado às pequenas e médias ao aumento da inadimplência, o que as empurra para a insolvência. “Além de juros altos, as garantias exigidas pelos bancos também são abusivas, provocando alto nível de endividamento e comprometendo do fluxo de caixa da operação”, observa.

Pedro Magalhães, sócio da Exame Auditores, afirma que a adoção de eficientes sistemas de gestão e controle podem dar robustez às operações de empresas pequenas e médias, refletido no nível de confiança que poderão expor para buscarem boas opções de linhas de crédito.

André afirma que o mercado oferece crédito em condições vantajosas, com recursos considerados baratos, ou seja, que têm condições de pagamento e de taxação atrativas. Porém, esses produtos ofertados pelas instituições financeiras excluem as pequenas e médias por não investirem adequadamente em sistemas de gestão. Estas empresas são responsáveis por 60% dos 94 milhões de empregos no país, segundo informações do IBGE e representam 99% dos 6 milhões de estabelecimentos formais do Brasil e desenvolvem atividades nas áreas de serviço, comércio e indústria.

Sobre a Exame Auditores Independentes
A Exame Auditores Independentes oferece serviços de auditoria, consultoria empresarial, consultoria tributária e societária, desenvolvimento organizacional, outsourcing, geração de valor, reestruturação e recuperação judicial. É liderada pelos executivos Angelo Guerra Netto, Eduardo Scarpellini e Pedro Magalhães Neto. Fundada há dez anos, tem sede em Ribeirão Preto (SP) e atuação nacional. Nos estados do Nordeste, é líder em planos de recuperação judicial.

Website: http://www.exameauditores.com.br/

Web Site: