Rede Doctum de ensino superior chega a Belo Horizonte

Belo Horizonte, MG 18/12/2020 – Os cursos de graduação da Unidoctum BH se concentram, principalmente, nas áreas de educação, direito e gestão.

Com mais de 80 anos de tradição no interior de Minas Gerais e no Espírito Santo, instituição abre 1ª unidade na capital, com oferta de cursos de EAD a partir de março e preços promocionais

A fundação de uma pequena escola em Caratinga, na região mineira do Vale do Aço, deu início à trajetória de sucesso da Rede Doctum de ensino superior, hoje com mais de 80 anos de tradição, atuando no interior de Minas Gerais e no Espírito Santo, especialmente na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Agora, um projeto que vem ganhando corpo, há alguns anos, sai do papel, com a inauguração da Unidoctum BH, primeira unidade em Belo Horizonte, localizada no Centro da capital. Em linha com os valores do Grupo de oferecer educação acessível e de qualidade, com atendimento personalizado e preocupação social, serão ofertados 22 cursos de graduação e mais de 80 de pós-graduação a partir de março. As matrículas já estão abertas, com condições de pagamento especiais.

De acordo com presidente executivo da Rede Doctum, Pedro Leitão, o objetivo é oferecer o que há de melhor no quesito EAD, uma vez que a universidade é avaliada com nota máxima pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e apresenta uma proposta de ensino inovadora, com foco na flexibilidade e comodidade que os novos tempos exigem. “É um desafio implantar essa experiência com os alunos de Belo Horizonte. Temos um amplo reconhecimento no interior, e isso é sinal de que algo sério e de valor foi construído. Mas queremos apresentar nossos diferenciais e atrativos na capital. Somos um produto feito por educadores, que tem grande preocupação com a comunidade e trabalha por meio de uma relação humanizada”, argumenta.

Na prática, em razão do cunho social, a instituição distribui 20% de todos os valores arrecadados em forma de bolsas de estudos. Além disso, participa e apoia projetos de desenvolvimento comunitário e elabora parcerias com entidades, envolvendo atividades de extensão e serviços no EAD. “Nossa preocupação social é grande, e esperamos que isso faça parte da formação dos nossos alunos. Não disponibilizamos apenas um ensino industrializado para se garantir um diploma, mas algo construído artesanalmente, no sentido de dar uma experiência única e personalizada. Por isso, afirmamos que nossa missão é transformar a vida das pessoas pela educação”, acrescenta Leitão.

Os cursos de graduação da Unidoctum BH se concentram, principalmente, nas áreas de educação, direito e gestão. Na modalidade EAD, os alunos estudam à distância na quase totalidade do tempo, em um ambiente virtual, montado em uma interface moderna, dinâmica e acessível. Há encontros presenciais para a realização de provas. Nessa chegada à capital, a universidade garantirá promoções aos estudantes: matrícula de R$ 99 e preço máximo de R$ 399 para as mensalidades, sendo que o aluno não paga as parcelas nos três primeiros meses de aulas.

A expectativa é de conquistar entre 300 e 500 alunos até o final do primeiro semestre de 2021. “O desejo de estar em BH é antigo. Fomos nos aproximando da cidade aos poucos, entramos nos municípios vizinhos e ganhamos expertise para esse mercado bem mais competitivo. Temos ótimos parceiros, e este momento acabou se mostrando ideal”, destaca o empresário. Ele observa que o EAD tem experimentado uma importante expansão há cerca de três anos. Neste ano, a pandemia, apesar de todos os problemas causados, contribuiu para acabar com algum preconceito que ainda existia em relação ao ensino remoto, pois passou a ser uma ótima opção. Isso deixou o cenário mais receptivo à modalidade.

As raízes

Pedro Leitão gosta de relembrar a história da Doctum, principalmente afirmando que sua “família foi salva pela educação”. Filho de pais analfabetos, o avô dele, que também só aprendeu a ler e escrever a partir dos 14 anos, era muito pobre. Após prestar serviços lavando banheiros, conseguiu uma oportunidade para estudar e percebeu que isso poderia fazer a diferença na vida de muitas outras pessoas. Aos 23 anos, então, fundou o Colégio Caratinga, no interior de Minas Gerais, que teve uma importância regional muito grande e serviu como referência para a implantação e desenvolvimento de várias escolas públicas na região.
A primeira faculdade foi de Ciências Contábeis (anos 70). O Grupo assumiu o nome Doctum no final da década de 1990, quando começou a buscar unidades em cidades que tinham a necessidade de cursos especializados, técnicos e superiores. “Vocação de educadores. Inclusão. Uma instituição que sempre foi ousada e saiu na frente, inovando na parte acadêmica. Assim são nossas raízes”, define Leitão. Desde 2010, a Rede ingressou no EAD, entendendo que as novas tecnologias permitiriam não só oportunidades de negócios, mas uma contribuição ainda maior para o aprendizado. “Percebemos que o esforço físico e mental era muito desgastante para os alunos, seja pelo deslocamento, seja pelo investimento financeiro. Então mobilizamos nossos esforços para oferecer o ensino remotamente, sem perder a qualidade”, conclui.

Website: https://www.doctum.edu.br/?home

Web Site: