Redes de ensino preparam plano de retomada das atividades educacionais

2/9/2020 –

Um exemplo é da franquia Grau Técnico que preparou um plano de retomada para os próximos meses

A rede educacional Grau Técnico está se programando para o retorno das atividades práticas nos próximos meses. A instituição programou uma volta híbrida, aplicando medidas higiênicas necessárias para a segurança da equipe e dos alunos. O retorno das atividades será realizado de acordo com a autorização governamental de cada Estado brasileiro.

Os alunos seguem com ensino a distância promovido pela plataforma APTA, disponibilizando disciplinas para que os alunos adiantem o curso com matérias que não exigem a prática. Nessa ferramenta, estão sendo oferecidos exercícios, quiz, hipertextos e conteúdos direcionados para cada disciplina.

O plano de retomada será dividido em três etapas. No último dia 03 de agosto, a rede educacional Grau Técnico iniciou as aulas ao vivo com disciplinas interrompidas durante o período da pandemia. A transmissão ao vivo acontece na plataforma interativa Zoom. Além das aulas, os alunos terão atividades complementares nas disciplinas. Já no segundo momento as aulas ao vivo passam a ser acompanhadas com uma trilha de aprendizagem, disponível para os alunos na plataforma de ensino a distância APTA.

As aulas práticas presenciais só acontecem na terceira etapa do projeto. Os alunos serão divididos em 2 grupos, obrigatoriamente respeitando o distanciamento de 1,5m na sala de aula. A divisão será um revezamento entre os grupos. Enquanto um grupo assiste presencial, o outro estará acompanhando a aula na ferramenta EAD. Já na próxima aula, os grupos se invertem. Não há definição das datas que serão estabelecidas de acordo com a liberação do Governo de cada Estado.

Medidas preventivas

Uso obrigatório de máscaras, distribuição de máscaras para os alunos, totem com álcool em gel disponíveis nas áreas de convívio e aferição de temperatura na entrada das unidades são algumas medidas tomadas com a possível autorização das atividades práticas presenciais. De acordo com Rodrigo Gomes, gerente de operações da rede, as medidas higiênicas serão padronizadas pela rede, mas seguirão as restrições de cada unidade. “No nosso caso, vamos nos adequar a possíveis solicitações diferentes que poderão haver em alguns Estados. Exemplo: Em São Paulo, até o momento, as aulas estão programadas para setembro. Lá indicaram a necessidade de ser 35% da capacidade da sala. Então vamos sempre nos adequar às normas impostas pelos Estados”, enfatizou.

Dentro da rede Grau Educacional, o Grau Técnico é o carro-chefe do grupo. Com mais de 60 unidades, presente nas cinco Regiões do País, o Grau Técnico oferece mais de 20 cursos nas áreas de saúde, negócios, tecnologia e indústria. Os cursos duram de um ano e meio a dois anos, com aulas três vezes na semana. Os alunos recebem gratuitamente apostilas técnicas e contam com salas de aula integradas aos laboratórios.

Também integra o Grau Educacional a franquia Grau Profissionalizante (antiga Nível A), fundada em 2015. “A escola da sua profissão”, como é conhecida, possui completa estrutura voltada para a qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho e conta com mais de 30 cursos profissionalizantes, rápidos e práticos, em áreas como bombeiro civil, cuidador de idosos, eletricista predial, gastronomia, informática, manutenção de smartphones, mecânica de carros e de motos, e refrigeração, entre outras. Veja mais informações nos sites www.graup.com.br www.grautecnico.com.br

Website: http://www.graup.com.brwww.grautecnico.com.br

Web Site: