Referências na América Latina, simpósios acadêmicos estão com inscrições abertas

Rio de Janeiro, RJ 21/10/2019 –

SIBGRAPI, SVR e SBGames acontecem conjuntamente pelo segundo ano consecutivo e reúnem estudantes, pesquisadore s empreendedores.

Para quem não acompanha de perto o setor de computação – onde estão jogos eletrônicos, realidade virtual e computação gráfica – é fácil confundir tudo que passa nas telas de computadores e videogames como “brincadeira”. Para os mais atentos, no entanto, esse tipo de raciocínio deixou de ser realidade há muito tempo.

Não é à toa que boa parte dos jovens hoje responde a pergunta “o que você quer ser quando crescer” de bate pronto com algo relacionado à tecnologia e, claro, à computação. É um mercado onde o Brasil tem destaque como consumidor e vem ganhando cada vez mais protagonismo como desenvolvedor – e que já vale mais de US$ 90 bilhões ao redor do mundo.

E é com um cenário como esse que, pela segunda vez na história, os principais simpósios acadêmicos da América Latina sobre as temáticas da Computação Gráfica e Processamento de Imagens, Realidade Virtual e Games estão com suas inscrições abertas. O SIBGRAPI, o SVR e o SBGames – congressos organizados pela Sociedade Brasileira de Computação – já contam com mais de 70 edições anuais somadas e, este ano, aportam no Rio de Janeiro.

Ponto de encontro entre cientistas, acadêmicos, profissionais, estudantes e empresários interessados e participantes do setor, os congressos trarão quatro dias de intensos debates, apresentação de trabalhos de pesquisa e muito networking diretamente para a Cidade Maravilhosa.

Encontro do setor reflete crescimento da área

O SIBGRAPI (com 32 edições anuais realizadas), o SVR (com 22 edições) e o SBGames (com 18 edições) se consolidaram como momento de congraçamento e encontro, justamente por termos um país continental e os eventos serem itinerantes. Além disso, prezam por levar um conjunto de ações que costumam movimentar milhares de pessoas para a cidade que recebe o evento: três Simpósios acadêmicos, o Festival de Jogos Independentes e a Feira 3CS Kids & Teens.

Ao todo, 12 salas estarão ocupadas com artigos, resultados de pesquisas, post-mortem, palestras, workshops, debates e mesas redondas onde renomados participantes discutem as tendências do universo das ciências da computação em trilhas de conteúdo como Computação, Artes e Design, Cultura, Indústria, Educação, dentre outras.

Já o Festival de Jogos Independentes, por sua vez, exibirá os 35 melhores jogos produzidos no último ano no Brasil, selecionados após uma criteriosa análise de um júri técnico e serão exibidos de maneira interativa e premiados em 15 categorias, que vão de melhor jogo a melhor jogo de estudante, passando por melhor som, gráficos e design, dentre outras categorias.

Por fim, a Feira 3CS Kids & Teens, o espaço de encontro de todos esses acontecimentos. É lá que o público consumidor poderá experimentar os jogos do Festival , conhecer os criadores de jogos e interagir com as marcas participantes, dentre as quais já estão confirmadas o TECGraf, Secretaria das Culturas de Niterói, FIRJAN SENAI, PUC-Rio, NVidia, dentre outras.

Para Márcio Filho, coorganizador do evento neste ano, é possível observar o crescimento do setor pelo evento: -“Anualmente nos reunimos para compartilhar conhecimento e é impressionante o crescimento do setor ao longo das últimas décadas. Devemos receber cerca de 1.000 pessoas para o Simpósio, recebemos mais de 300 artigos acadêmicos, mais de 160 inscrições de jogos para serem analisados para o Festival de Jogos Independentes e devemos ultrapassar os 10 mil visitantes na Feira”.

Para participar do Simpósio, é necessário fazer a inscrição antecipada, a partir do site do evento (http://bit.ly/3CSRJ19). Os valores dos passes completos começam em R$ 160 para quatro dias de conteúdo.

Serviço:

Simpósios acadêmicos SIBGRAPI, SVR e SBGames
De 28 a 31/10/2019
De 9h às 19h
Local: CINCO (Centro Integrado de Convenções) do Rio Centro – Avenida Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ
Os simpósios são exclusivos para estudantes e profissionais, que devem se cadastrar a partir do link: http://bit.ly/3CSRJ19

Website: http://www.sbc.org.br