Relações com Investidores em tempos de pandemia

São Paulo 13/4/2020 –

Revista RI destaca os desafios da profissão em informar acionistas em meio à crise

O primeiro trimestre deste ano foi o pior da história do Ibovespa, que despencou 36%. No período, 17 das 73 ações do Ibovespa tiveram queda acima de 50%. A busca dos investidores agora é por encontrar o novo preço das empresas que registrarão queda brusca nas receitas em meio à pandemia do Covid-19. E não é esperada uma recuperação no curto prazo. Neste momento, o trabalho dos RIs ganha mais relevância ao orientar investidores e demonstrar os fundamentos das empresas. Este é o tema da matéria de capa da Revista RI de abril.

“Em momentos de crise ou situações totalmente adversas, o papel dos RIs das empresas é fundamental para garantir a preservação de valor da companhia, de modo que a desvalorização seja apenas aquela inevitável decorrente da conjuntura e expectativa legítima dos investidores sobre economia, país e impactos adversos, evitando assim que o valor da empresa seja deteriorado por projeções não reais, assimetria de informações ou mesmo as chamadas fake news”, diz Paula Prado, Head de RI da Eletrobras.

A área de RI tem também uma grande responsabilidade perante a administração da companhia, ao trazer informações dos agentes de mercado. “Nos tempos atuais, fomentados pela velocidade com que a informação circula, todos estão expostos à uma enxurrada de fatos diariamente. É importante e papel do RI separar o que é fato do que é ruído”, ressalta Marcos Maciel, gerente de Relações com Investidores da Klabin.

Pela restrição de reuniões presenciais, o uso de tecnologia foi intensificado para que, cumprindo as diretrizes de isolamento social, seja possível acessar acionistas e investidores de todo o globo. “No momento em que começamos a perceber um número maior de pessoas perguntando, a simetria de informações com o mercado começa a ser um fator de preocupação. Mesmo que façamos um comunicado ao mercado, não necessariamente conseguimos entrar em detalhes. Estamos conversando sempre e se algo ocorrer vamos ter novas iniciativas de webinar”, diz Marina Gelman, diretora de Relações Institucionais da Ânima.

O papel do RI em tempos de Covid-19 é tema da matéria de capa da Revista RI de abril, que já pode ser acessada em http://www.revistari.com.br/240

Website: http://www.revistari.com.br/240