Resíduos oleosos de postos de combustíveis e oficinas ainda geram problemas ambientais

São Paulo 17/4/2013 – “Quando existe a necessidade de trocar o óleo de seu automóvel, é ambientalmente correto buscar um lugar que se conheça qual será o destino dos frascos, areia, estopa e todos os materiais que tiveram contato com o óleo”

Em uma cidade como São Paulo, por exemplo, onde a frota é de mais de seis milhões de carros, o consumo do óleo lubrificante chega a 20.385.684 de litros. Os Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados (Oluc) são considerados tóxicos e perigosos – não só para o meio ambiente – como também para a saúde humana.
Para se ter uma ideia, um litro de óleo lubrificante usado pode contaminar um milhão de litros de água. Mil litros deste óleo podem destruir uma estação de tratamento de água para 50 mil habitantes.

Desde 2005, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) publicou a Resolução nº 362/2005 regulando as atividades de coleta e recolhimento dos óleos lubrificantes e materiais que tiveram contato com ele. Com a aprovação da norma, foi possível criar um sistema funcional para a gestão deste perigoso resíduo, estabelecendo obrigações e ações coordenadas para evitar o caos ambiental.
A prática tecnicamente recomendada para evitar a contaminação química é o envio do resíduo para a regeneração e recuperação por meio do processo industrial chamado de rerrefino. E, em Tapiraí, a Supply Service, uma empresa especializada em coleta, descarte de materiais contaminados com óleo, reciclagem de óleos industriais, oferece esses serviços e está à disposição da população. Autorizada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), é pioneira nesse processo do rerrefino no Brasil considerado, atualmente, o único destino legal para o óleo lubrificante.
A Supply Service executa esse serviço, atualmente, em 298 postos de combustíveis na cidade de São Paulo e, ao longo de 2012, reciclou, no total, 4 mil metros cúbicos de óleo. O foco é garantir que um dos principais resíduos de postos de combustíveis – o óleo lubrificante – tenha uma destinação compatível com a necessidade de preservação do meio ambiente. Além da preocupação com o descarte de filtros usados, embalagens de óleo, terra contaminada com óleo, panos e estopas usadas contaminadas com o produto, a responsabilidade também recai sobre outro tipo de estabelecimento – as oficinas mecânicas.
Quem fiscaliza o cumprimento das normas relativas a esses resíduos são os órgãos ambientais em cada Estado, um trabalho que nem sempre funciona a contento. A deficiência é preocupante e requer maior atenção.

De acordo com o presidente da Supply Service, David Siqueira de Andrade, além dos próprios estabelecimentos cumprirem a lei, é preciso que as pessoas também estejam engajadas na causa. “Quando existe a necessidade de trocar o óleo de seu automóvel, é ambientalmente correto buscar um lugar que se conheça qual será o destino dos frascos, areia, estopa e todos os materiais que tiveram contato com o óleo. Só assim, poderemos contribuir com a fiscalização”, completa.

Além do benefício ambiental, o processo de rerrefino também oferece vantagens econômicas, pois quando coletados e corretamente encaminhados à reciclagem, por meio do processo de rerrefino, os olucs são transformados novamente em óleo lubrificante, numa proporção de 75% a 80% de aproveitamento.

Cuidados com a coleta

Após manusear os objetos que tiveram contato com o óleo lubrificante é preciso ter uma série de cuidados. Por exemplo, as embalagens plásticas usadas devem ser submetidas a um processo de escoamento do óleo contido nas paredes e fundo da embalagem.

Somente depois de vários procedimentos que é possível solicitar a coleta. No caso da Supply Service, um caminhão conhecido como kit-posto irá recolher cada um desses objetos (frascos, estopas, areia) e garantir o envio para o destino correto.

Sobre a Supply Service

Iniciada em 1992, a Supply Service nasceu com a missão de oferecer serviços, produtos e soluções técnicas atualizadas e confiáveis, priorizando a segurança no ambiente de trabalho, a melhoria contínua dos processos, alta produtividade e maior economia. A empresa atua em todo o território nacional com soluções completas que vão desde a coleta e tratamento de resíduos industriais e sólidos oleosos, descarte, lavagem por hidrojateamento, até a reciclagem e rerrefino de lubrificantes usados.

Devidamente certificada com as ISO 9001 e ISO 14001, a empresa está instalada em um parque fabril de 26 mil m², sendo 7.300m² de área construída, localizado em Tapiraí (60km de Sorocaba). Atualmente, possui filiais em Ribeirão Preto (SP), Campo Grande (MS), São José dos Pinhais (PR) e Rio de Janeiro (RJ). Mais informações pelo site www.supplyservice.com.br.

Web Site: