Responsabilidade Ambiental é pauta no mundo corporativo

São Paulo 23/9/2020 – É necessário ter consciência dos impactos no ambiente como empresa.

Segundo dados publicados no Boletim de Gases de Efeito Estufa da Organização Mundial Meteorológica (OMM), os níveis de emissão de gases do efeito estufa bateram recorde histórico no ano passado, sem previsão de diminuição até 2030. Seguindo o Acordo de Paris de 2015, o Brasil precisa reduzir em 37% suas emissões de GEE, até 2025. Empresas, instituições e entidades estão colaborando para que essa meta seja cumprida ao implementar a responsabilidade ambiental em seus escopos.

A responsabilidade ambiental contempla as práticas voltadas para a obtenção de um mundo melhor e mais sustentável. No caso de empresas e entidades, esta responsabilidade se dá por meio do mínimo de interferência ambiental possível, além de crescimento que não confronte a sustentabilidade.

O CEO da TransRuyz, Antonio Ruyz, fala sobre a responsabilidade ambiental nas empresas e das iniciativas do setor de transporte rodoviário de cargas. “É necessário ter consciência dos impactos no ambiente como empresa. A responsabilidade ambiental é uma forma de manifestar essa consciência. A questão é que não basta só reconhecer, há de se praticar e fazer ações que solidifiquem uma solução. Nós, como transportadoras, precisamos fazer planejamentos concretos para que possamos diminuir o impacto ambiental que nós sabemos que é grande no nosso setor.”

O setor de transporte rodoviário de cargas conta, há mais de dez anos, com o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, uma ação da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com Serviço Social do Transporte – SEST e com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT. Segundo dados do próprio programa, até julho deste ano havia mais de 55 mil transportadores já foram atendidos e mais de 3 milhões vistorias em veículos foram realizadas. O programa opera como propulsor para incentivar transportadoras a tomarem atitudes por meio das chamadas “linhas de ação” que contemplam Avaliação Veicular Ambiental, Gestão Ambiental, Tecnologias e Energias Limpas, entre outros.

“Nós da TransRuyz adotamos o programa Despoluir desde o começo da empresa como vertente ambiental. Fazemos aferição dos nossos caminhões a cada 180 dias. É um programa com números bem expressivos e entendemos que deveríamos exercer ativamente nossa responsabilidade socioambiental. Acredito que abraçar iniciativas como esta faz toda a diferença, principalmente com toda a equipe especializada e técnicos preparados.”, comenta Ruyz.

Web Site: