Retinopatia Diabética é destaque nos Congressos Brasileiro e Pan-Americano de Oftalmologia

Rio de Janeiro, RJ 27/4/2013 – A Retinopatia Diabética é responsável por 5% dos casos de cegueira.

A visão é o sentido responsável por nos dar acesso à maioria das informações a nossa volta. Doenças oculares afetam grande parte da população mundial podendo comprometer, por um determinado tempo ou de forma definitiva, a capacidade de enxergar. A Retinopatia Diabética, por exemplo, é responsável por 5% dos casos de cegueira, e vai ser um dos destaques dos Congressos Brasileiro e Pan-Americano de Oftalmologia 2013, evento que acontecerá de forma compartilhada e única entre os dias 7 e 10 de Agosto, no Riocentro.

O diabetes mellitus é o fator desencadeante dessa doença, que impede o corpo humano de fazer uso adequado de alimentos, especialmente de açúcares. Ela age de forma progressiva e afeta os vasos sanguíneos do olho, causando estreitamento e às vezes bloqueio deles, além de enfraquecimento da sua parede, o que ocasiona deformidades conhecidas como microaneurismas. Ela atinge mais de 75% das pessoas diabéticas há mais de 20 anos e pode levar a uma perda parcial ou total da visão.

O oftalmologista Eduardo Dib, Diretor de Comunicação dos Congressos Brasileiro e Pan-Americano de Oftalmologia, explica que existem duas formas de Retinopatia Diabética: exsudativa e proliferativa. A primeira ocorre quando as hemorragias e as gorduras afetam a mácula, região central da retina, essencial para a leitura. Já a segunda surge quando a doença dos vasos sanguíneos da retina progride, o que ocasiona a proliferação de novos vasos anormais que são chamados “neovasos”. “Eles são extremamente frágeis, podem sangrar e também se proliferar para o interior do olho causando graus variados de destruição da retina, dificuldades de visão e até mesmo a cegueira em consequência de um descolamento”, destaca o médico.

Prevenção e tratamento

O controle cuidadoso do diabetes, com dieta adequada, o uso de pílulas hipoglicemiantes, insulina ou com uma combinação desses tratamentos, prescritos pelo médico endocrinologista, são a principal forma de prevenção da Retinopatia Diabética. “Infelizmente, a doença acomete cerca de 1,8 milhões de brasileiros. Para essas pessoas, a fotocoagulação por raio laser, procedimento que cauteriza pequenas áreas da retina doente na tentativa de prevenir o processo de hemorragia, pode ser utilizada no início, possibilitando melhores resultados no controle da doença”, informa Dib.

Durante os congressos, os especialistas vão apresentar novas abordagens para este problema. “Vamos discutir formas de laserterapia e a aplicação terapêutica de corticoide intravítreo e anti-angiogênicos, bem como a liberação de alguns tratamentos com estas drogas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)”, conta Dib, que é especialista em retina.

Esses e outros temas serão discutidos durante os Congressos Brasileiro e Pan-Americano de Oftalmologia 2013. O evento apresentará programação científica em 18 salas com simpósios, painéis e eventos especiais coordenados por oftalmologistas representantes dos três idiomas: português, espanhol e inglês. São esperados mais de oito mil congressistas de todas as partes do mundo, tanto fazendo parte da programação científica quanto como participantes.

SERVIÇO:

Congressos Brasileiro e Pan-Americano de Oftalmologia de 2013
Data: de 7 a 10 de agosto de 2013.
Local: Riocentro
Informações: 11 3266-4000
Site: www.congressocbo.com.br

Website: http://www.congressocbo.com.br

Web Site: