Revista RI: COVID-19 desafia a sustentabilidade das empresas

São Paulo 13/5/2020 –

Durante a pandemia do COVID-19, as empresas estão sendo desafiadas a conseguir o equilíbrio entre 4 fatores: Econômico, Ambiental, Social e Governança. Todos os segmentos são afetados em maior ou menor grau. A necessidade da quarentena levou muitos negócios a registrarem forte queda do faturamento e, com perda das receitas, vem a urgência de corte de custos. Como então resolver a equação de forma a garantir a sobrevivência dos negócios sem deixar de cuidar do todo? A discussão é tema da matéria de capa da Revista RI de maio.

“Olhar só para o lucro neste momento pode levar ao prejuízo. O mundo não é mais o mesmo. O capitalismo mudou. Viemos de uma era muito longa de capitalismo de shareholder, em que o lucro das empresas era o único objetivo. Hoje estamos numa transição para um capitalismo de stakeholder, onde todos precisam ser contemplados”, resume Fabio ​ Alperowitch, diretor da Fama Investimentos.

Pesquisa da Harward Business School, denominada: “What customers need to hear from you during the COVID crisis” (O que os clientes precisam ouvir de você durante a crise da COVID) demonstra que, 90% dos consumidores preferem as marcas dispostas a sofrer perdas financeiras substanciais para garantir o bem-estar e a segurança financeira das pessoas.​ A crise, neste sentido, tem se tornado um fator impulsionador do aprimoramento das práticas de sustentabilidade e governança corporativa. “A crise reforça a necessidade de trabalhar a sustentabilidade de forma transversal à toda gestão e como um componente estratégico do negócio”, ressalta Luiz Henrique de Mello, superintendente de Sustentabilidade Empresarial e Governança Corporativa da COPEL – Companhia Paranaense de Energia.

O impacto da COVID-19 na sustentabilidade das companhias é tema da matéria de capa da Revista RI de maio, que já pode ser acessada em​ http://www.revistari.com.br/241

Website: http://​http://www.revistari.com.br/241