RIO chega ao Brasil com 1000 caminhões Volkswagen conectados e resultados comprovados em clientes

São Paulo-SP 15/10/2019 – Dados fornecidos pela RIO Box permitem novos serviços sob medida aos clientes VWCO, por meio do Volkscare

Testes na distribuição urbana de São Paulo comprovam eficiência da solução de conectividade do Grupo TRATON

Com a chegada confirmada ao Brasil durante a Fenatran 2019, o RIO – empresa de conectividade do Grupo TRATON – faz sua estreia no mercado nacional de forma sólida, em virtude da preparação de fábrica dos caminhões Volkswagen e MAN para receber o serviço e de testes realizados em clientes que comprovam, de forma concreta, os benefícios da plataforma digital. Ao todo, mais de 1000 caminhões produzidos no complexo industrial de Resende já possuem a RIO Box instalada, estando, portanto, prontos para entregar as inovadoras soluções de conectividade da marca.

“Com o RIO, a Volkswagen Caminhões e Ônibus entra em definitivo em uma era digital, com a possibilidade de ir além no oferecimento de soluções sob medida aos nossos clientes. Mais que fabricantes, somos verdadeiros parceiros de negócios, gerando ainda mais rentabilidade para quem adquire um caminhão da nossa marca”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Entre os testes de campo realizados previamente ao lançamento do RIO, merece o destaque o trabalho realizado junto à Drogaria São Paulo. A empresa possui uma rede de mais de 1.300 farmácias em cinco Estados. Mais da metade delas – 730 – estão na região metropolitana de São Paulo. Parte da frota que realiza a complexa atividade de entrega de medicamentos na maior cidade do Brasil é VW. Em dez desses modelos, da Nova Família Delivery, foi instalada a RIO Box pelo período de um mês.

Operando 24 horas por dia, a RIO Box conseguiu detectar uma série de pontos de melhoria em aspectos que possuem impacto direto na segurança, na economia de combustível e no prolongamento da vida útil de componentes – como os freios -, entre outros fatores. Da mesma forma, foram realizados testes na Braslog Logística, durante 24 dias, em veículos das famílias Constellation e MAN TGX, obtendo resultados similares de oportunidades de otimização dos negócios – como controle de velocidade máxima e tempo de ociosidade da frota, entre outros fatores.

Os dados foram apresentados às empresas como parte do recém-lançado programa de relacionamento da VWCO com seus clientes: o Volkscare, também apresentado durante a Fenatran 2019 e que utiliza os dados do RIO para compor a chamada Gestão de Serviços sob medida.

“Com base nas informações da telemetria, partiremos para uma nova etapa, que consiste no treinamento dos motoristas na condução do veículo da maneira mais econômica e segura, com o intuito de fazer nosso cliente obter o melhor resultado que só um caminhão Volkswagen é capaz de entregar”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO.

Conectividade no Grupo TRATON

Operando na Europa desde 2016, o RIO contabiliza cerca de 100 mil veículos conectados no continente. A conectividade, aliás, é uma das principais apostas da TRATON para o futuro, conforme apresentação realizada no Innovation Day por Andreas Renschler, CEO do grupo. Até 2025, a TRATON pretende conectar mais de 1 milhão de veículos. Nos próximos cinco anos, o grupo pretende investir mais de 1 bilhão de euros em digitalização de produtos e serviços. Atualmente, 30% dos engenheiros da TRATON trabalham com software.

Website: http://www.vwtbpress.com