Rio Grande do Sul recebe franquia especializada em TI e marketing digital

Porto Alegre 20/2/2020 – É preciso muita coragem para empreender em meio a uma crise. Momentos como esse trazem diversas oportunidades que podem gerar ganhos e aprendizados ímpares

O  relatório anual do e-commerce, NuvemCommerce, divulgado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), aponta que os empreendedores realizaram 2.028.827 vendas (79,5% a mais que em 2018), acumulando um total de R$ 457.722.344 em 2019, cerca de R$ 182 milhões a mais que o ano anterior. Dessas vendas, 22% foram efetuadas através das mídias sociais. 

Mesmo quando a compra não é fechada pela web, a Internet tem papel importante na decisão do cliente. Para o consumidor confiar no seu negócio, é preciso ter um site seguro, com conteúdo relevante e uma boa plataforma de vendas. O produto ou serviço deve estar disponível em diversos canais, de diferentes formas, para aproximar o futuro comprador, seja por redes sociais, blogs, lojas virtuais ou físicas. 

Ainda segundo a Abcomm, as vendas pela Internet no Brasil devem crescer 16% até 2021. O melhor caminho para empresários é apostar no marketing focado em relacionamento e conteúdo para construir uma conexão com o lead. Trabalhar com integração das redes sociais e website é o rumo mais viável para quem empreende. E isso inclui quem oferece esse tipo de serviço.

Com base em dados como esses, Marcelo, técnico em administração, decidiu abrir, no Sul do Brasil, uma franquia digital Hostnet. A rede é especializada em soluções para negócios online e tem por objetivo ajudar outras empresas a conseguirem mais e melhores resultados no mundo digital. Para isso, disponibiliza serviços como: registro de domínios, criação de sites, automação de marketing, e-mails corporativos, desenvolvimento de meios para otimizar buscas no Google e melhorar o alcance nas redes sociais, entre outras facilidades que envolvem o meio tecnológico.

O franqueado

Marcelo Goulart tem 43 anos e é morador de Alvorada, Rio Grande Sul. O técnico em Administração sempre teve perfil empreendedor. Não é à toa que há 20 anos fundou, junto com a sua esposa, uma empresa de calçados – a Sol e Lua Calçados – que concentra seus diferenciais no atendimento e no compromisso com o cliente.

Essa é a primeira vez que o administrador investe em uma franquia. No entanto, há algum tempo vem pensando e pesquisando sobre outros ramos de atividade e sobre o setor de franchising.

A localidade

Alvorada é um município localizado na Região Metropolitana, a 21 quilômetros de Porto Alegre. Sua área total é de 71.602 km² e abrigava, em 2019, 210.305 mil habitantes, de acordo com estimativa do IBGE. A economia da cidade é baseada no comércio e no setor de serviços. É tipicamente uma cidade-dormitório, uma vez que a maior parte dos residentes de Alvorada trabalha em Porto Alegre. Contudo, está aumentando muito o número de empresários, microempreendedores e profissionais liberais que buscam por mão de obra qualificada voltada para serviços de TI.

Economia

O país atravessa uma longa instabilidade financeira. “É preciso muita coragem para empreender em meio a uma crise. Porém, momentos como esse trazem diversas oportunidades que, se aproveitadas, podem gerar ganhos e aprendizados ímpares”, explica Marcelo.

Na contramão do desequilíbrio, anda o próspero setor de TI. Segundo a Gartner (empresa de consultoria), o setor de tecnologia da informação aponta, em 2020, para um crescimento de 2,5% em relação a 2019.  A previsão é que, neste ano, os gastos mundiais com TI cresçam cerca de 3,7%. De acordo com especialistas, tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e Computação em Nuvem serão as protagonistas do desenvolvimento do mercado no Brasil.

Marcelo considera esta uma área muito atraente, com alta capacidade evolutiva. “É um setor que muda bastante e com muita velocidade, isso me instiga a aprender e descobrir coisas novas”, frisou o empresário.

O encontro com a franquia 

Em outubro de 2019, o empreendedor estava procurando um curso de marketing digital para aplicar o aprendizado em sua empresa de calçados. Foi então que encontrou o canal Curso em Vídeo, onde conheceu a proposta da franqueadora e se identificou com o perfil da marca.

Segundo o franqueado, o custo do investimento inicial, R$ 25 mil, é bem adequado ao tipo de negócio proposto. Em relação ao treinamento, Marcelo destaca que “foi bastante proveitoso o fato de poder fazer parte da capacitação online”. Isso facilitou a absorção do conteúdo proposto durante as aulas presenciais em sistema de imersão, durante três dia, na matriz, no Rio de Janeiro.

Unidade Hostnet Alvorada – RS

Analisando o mercado local, em Alvorada – RS, o empreendedor identificou uma demanda adormecida a ser trabalhada e aposta as suas fichas em um mercado inexplorado e promissor. A franquia de marketing digital, inaugurada no início de fevereiro, tem a meta e se tornar referência na Região Metropolitana de Porto Alegre, alavancando novos negócios e empresas já estabelecidas com a tecnologia necessária para alcançar credibilidade e mais clientes.

Website: http://www.hostnet.com.br

Web Site: